Encontro foi realizado na última semana e contou com a participação de 100 profissionais que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE)
Educadores da rede estadual da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Almenara que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) participaram na última semana de uma capacitação que teve por objetivo promover a troca de experiência e incentivar a confecção de materiais adaptados para as salas de recursos. O encontro foi dividido em três polos: Almenara, Pedra Azul e Jequitinhonha.
A capacitação aconteceu em dois dias. No primeiro, foi realizada uma Roda de Conversa e relatos de experiências de boas práticas sobre registros e documentação. “Esses encontros são importantes para fazer com que o profissional pense sobre novas formas de aprendizagem dentro do ambiente das salas de recursos”, destaca o analista educacional Sandro Augusto Lopes, que organizou a capacitação junto com o técnico educacional Fábio Amaral Monte.

Já no segundo dia, aconteceu a oficina de material adaptado. “São materiais que retornaram às escolas para serem utilizados pelos alunos do AEE. Fizemos, por exemplo, pranchas com sequências numéricas para serem trabalhadas com alunos que têm deficiência intelectual e transtornos globais de desenvolvimento. Também criamos pastas de comunicação alternativa, que serão utilizadas por aqueles alunos que não conseguem se comunicar pela fala. A proposta é que o educador construa esse material para enriquecer o espaço da sala de recursos”, afirma Sandro.
Sala de recursos
Caracteriza-se como um atendimento educacional especializado que visa à complementação do atendimento educacional comum, no contraturno de escolarização, para alunos com quadros de deficiências ou de transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados em escolas comuns, em quaisquer dos níveis de ensino. Nesse atendimento, devem-se abordar questões pedagógicas que são diferentes das oferecidas em escolas comuns e que são necessárias para melhor atender às especificidades desses alunos.