Minas Gerais é o Estado com o maior número de alunos medalhistas de ouro, são 125

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) realiza nesta terça-feira (14/11) a premiação dos estudantes brasileiros que conquistaram medalha de ouro na edição de 2016 da competição. Ao todo, serão premiados 501 alunos de escolas de diferentes estados brasileiros. Minas Gerais é o estado com o maior número de alunos medalhistas de ouro na ultima edição da Obmep, são 125 estudantes. O segundo estado com o maior número de medalhista é São Paulo, com 81 alunos premiados.

A premiação nacional, que acontecerá no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, terá a presença de representantes dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e do diretor-adjunto do IMPA e coordenador nacional da OBMEP, Claudio Landim, além de autoridades do meio acadêmico.

Em sua 12ª edição, realizada em 2016, a maior olimpíada estudantil do país, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, reuniu concorrentes de 99,6% dos municípios brasileiros. Além dos 501 medalhistas de ouro, 1.500 conquistaram prata; 4.500 bronze; e 42.482 foram agraciados com menções honrosas.

Sobre a OBMEP

A OBMEP é realizada pelo IMPA e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A olimpíada integra o calendário de atividades do Biênio da Matemática do Brasil 2017-2018, que tem patrocínio do BNDES e apoio dos ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Educação. Criada em 2005 pelo IMPA, a OBMEP tem como metas estimular o estudo da Matemática e revelar talentos, promovendo a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Enviar para impressão