Memorial Cacique Djalma é um espaço criado com o intuito de valorizar a cultura Kaxixó

Desde 2015, os saberes e a cultura do povo Kaxixó têm servido de inspiração para as feiras de ciências realizadas pela Escola Estadual Indígena Caxixó Taoca Sérgia, localizada na aldeia Capão do Zezinho, no município de Martinho Campos. O tema deste ano foi “Plantas medicinais na Cultura Kaxixó” e os estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se mobilizam para apresentar os trabalhos realizados para a comunidade.

“As plantas medicinais são muito utilizadas na nossa comunidade e nós temos uma quantidade muito grande de plantas aqui. Os estudantes organizaram uma exposição de cartazes com desenhos das plantas medicinais, amostra audiovisual do uso das plantas pelos moradores e degustação de chás e sucos utilizados para cura dentro da aldeia”, destaca a diretora da escola, Letícia Helena de Oliveira Ferreira. Os alunos também plantaram mudas de plantas medicinais e distribuíram para a comunidade.

O tema da Feira de Ciências deste ano na escola foi “Plantas medicinais na Cultura Kaxixó”. Foto: Divulgação

Além da feira de ciências, realizada no dia 28/10, os alunos da escola também tiveram a oportunidade de participar da inauguração do Memorial Cacique Djalma. O espaço foi criado com o intuito de valorizar a cultura Kaxixó relembrando a história de um dos ícones da geração Kaxixó.

Para homenageá-lo, foi restaurada sua casa no modelo original. Casa na qual o cacique nasceu e viveu toda sua vida até a morte. O espaço conta com fotos, adereços e objetos do cacique e também com instrumentos de caça, pesca e outros artigos da história Kaxixó. “Nós temos, na escola, aula de cultura. O memorial tem, entre outras coisas, objetos e livros que retratam a cultura, por isso vai ser um ponto de referência para as nossas aulas”, pontua Letícia.

Além da feira, realizada no dia 28/10, os alunos também participaram da inauguração do Memorial Cacique Djalma. Foto: Divulgação

Enviar para impressão