Textos de Carlos Drummond de Andrade foram discutidos e analisados por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Emílio Pereira

Se vivo fosse, o poeta Carlos Drummond de Andrade completaria nesta terça-feira (31/10) 115 anos. Nascido em Itabira, na região leste de Minas Gerais, as obras do autor servem de inspiração para ávidos leitores de todas as idades e para o desenvolvimento de diversas atividades educacionais. Na Escola Estadual Professor Emílio Pereira, na terra natal do poeta, não é diferente. Os 30 anos sem o autor e o seu aniversário, caso fosse vivo, serviram de inspiração para a realização do projeto Para Sempre Drummond.

Projeto Para Sempre Drummond foi realizado com os alunos do 6º ano do Ensio Fundamental. Foto: Arquivo da Escola

“O trabalho teve início em agosto, pois o dia 17 marcou os 30 anos sem Drummond e se estendeu até hoje (31/10) data em que ele completaria 115 anos. O projeto envolveu alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Além da biografia do autor, os alunos fizeram estudos sobre os vários poemas dele e produziram caricaturas feitas com palitos de picolé. Também foram feitas declamações de poemas no memorial Carlos Drummond de Andrade”, conta a professora de Língua Portuguesa e idealizadora do projeto, Neide Aparecida Colombo.

As obras do autor já eram trabalhadas pela educadora com os alunos do Ensino Médio, mas, por ser um poeta que está presente em todos os cantos da cidade, Neide resolveu estender a ação para os estudantes do Ensino Fundamental. “Resolvi dar ênfase esse ano com os alunos menores, porque a literatura tem que entrar na vida dos estudantes desde cedo. Tudo aqui na cidade remete a Drummond e é importante que os jovens conheçam cada vez mais o poeta”, conclui.

Estudantes visitaram o memorial Carlos Drummond de Andrade. Foto: Arquivo da Escola

Para a aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, Ana Luiza da Silva Pereira, ter a oportunidade de conhecer novos textos de Drummond foi o que tornou o projeto mais atrativo. “Já conhecia alguns poemas, mas agora conheço mais. O que mais gosto é o poema “Infância”, porque reflete um pouco sobre o que é ser criança”, disse a estudante.

Yasmin Bianca Louredo Cardoso, também aluna do 6º ano do Ensino Fundamental, mudou-se para Itabira há pouco tempo e conta como é morar na cidade onde o poeta nasceu: “Eu morava em Brasília e vim pra cá tem pouco tempo. Acho muito legal morar aqui e ter a oportunidade de conhecer a história de Drummond. Depois do projeto, dá mais vontade de ler mais e mais os poemas dele”.

Enviar para impressão