Encontro marca a realização do terceiro módulo e a formação é voltada para os conteúdos de História e Inglês

Durante esta semana, cerca de mil educadores da rede estadual de ensino que atuam no projeto “Elevação da Escolaridade – Metodologia Telessala Minas Gerais” participaram do terceiro módulo da formação continuada que é ofertada aos professores durante o ano. No primeiro módulo, a formação foi voltada para os conteúdos de Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. No segundo, foram discutidas a Matemática e a Geografia e nesse terceiro módulo, História e Inglês. Os educadores são de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

A formação alia a teoria e a prática e estimula o professor a se colocar em uma posição de mediador do conhecimento e a valorizar o saber do aluno. Para a professora na Escola Estadual Amâncio Juvêncio da Fonseca, de Claro dos Poções, Claudete Gomes de Souza, eventos de formação como o realizado nesta semana são importantes para os educadores, porque possibilitam a socialização entre eles. “Quando você troca experiências com seus colegas ajuda muito no trabalho. Temos a possibilidade de ver que estamos fazendo um trabalho dinâmico”, conta.

Cerca de mil educadores que atuam no projeto participaram da formação. Foto: Geanine Nogueira ACS/SEE

 

O projeto “Elevação da Escolaridade – Metodologia Telessala Minas Gerais” destina-se a estudantes maiores de 14 anos e menores de 18 anos que apresentem pelo menos dois anos de distorção idade/ano de escolaridade e estudos parciais nos anos finais do Ensino Fundamental. Com uma metodologia diferenciada, o projeto tem como foco a unidocência. Os alunos que atendem aos requisitos estipulados são agrupados em turmas específicas e contam com um professor responsável por trabalhar todos os conteúdos. . Há possibilidade de alunos até os 20 anos serem atendidos pelo projeto caso, por exemplo, no município em que vivem não seja ofertada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para a professora da Escola Estadual Professora Cristina Guimarães, em Montes Claros, Eliana Graice Soares, trabalhar a metodologia é um desafio, mas a recompensa vem quando se observa os resultados alcançados. “É uma metodologia totalmente diferenciada, que dá ao aluno a oportunidade de avançar. Essa é a segunda turma em que trabalho com a metodologia e todos que concluíram o Ensino Fundamental ano passado estão no primeiro ano do Ensino Médio. Tenho dois ex-alunos que também estão fazendo curso técnico. Ver os resultados conquistados me deixa muito feliz”.

Os educadores que participaram da formação receberam um livro que fala sobre a cultura mineira para ser trabalhado em suas salas de aula.

Livro deve ser trabalhado em sala de aula. Foto: Divulgação

Elevação da Escolaridade

Lançado em 2016, o projeto “Elevação da Escolaridade – Metodologia Telessala Minas Gerais” ampliou de 12 mil para 21 mil o número de estudantes atendidos no Estado. Atualmente, estão sendo contempladas 904 escolas estaduais de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), distribuídas em 512 municípios mineiros.

O projeto é dividido em três módulos e cada um trabalha um eixo temático. No módulo I, os alunos estudam “O ser humano e sua expressão”, com foco nos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências e Educação Física. No módulo II, o eixo “O ser humano interagindo com o espaço” trabalha prioritariamente os componentes curriculares: Geografia, Matemática e Ensino Religioso. Já no módulo III é trabalhado eixo “O ser humano em ação e sua participação social” no qual são enfatizados os componentes curriculares: História, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Arte.

A cada módulo, os componentes curriculares são abordados a partir de teleaulas que duram em média 15 minutos e são contextualizados seguindo atividades orais, escritas, de leitura e práticas, coletivas e individuais, adequadas às dúvidas surgidas em sala de aula.

A expectativa é que mais de 35 mil estudantes da rede estadual de ensino sejam formados nesses dois anos do projeto.

Enviar para impressão