Foram selecionados 29 anteprojetos para o eixo de pesquisa TICS, que integra o Programa de iniciação Científica no Ensino Médio

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulga, nesta sexta-feira (20/10), a lista dos anteprojetos de escolas estaduais selecionados para integrar o eixo de pesquisa Territórios de Iniciação Científica (TICS), do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio. Os projetos foram escolhidos conforme os critérios descritos no Edital SEE nº06/2017.

Foram selecionados 29 anteprojetos de autoria de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual, sendo 17 da área de Ciências da Natureza, 5 de Linguagens e Códigos; 2 de Matemática; e 5 de Ciências Humanas . Os Territórios de Iniciação Científica apostam na interação entre a Educação Básica e o Ensino Superior para que a realidade, os anseios e as trajetórias de vida dos jovens do Ensino Médio e os problemas que enfrentam em seus territórios tornem-se objetos de pesquisa.

Clique aqui para acessar a lista de projetos e escolas selecionados.

As escolas inscritas que não foram selecionadas terão até o dia 23/10 (segunda-feira) para interpor recurso, que deverá ser feito através do e-mail ensinomedio@educacao.mg.gov.br, em no máximo uma lauda, informando no assunto do e-mail Recurso_Edital TICS_ [Nome da escola]. O resultado final, após a análise dos recursos será divulgado no dia 25/10 (quarta-feira) e a previsão de início do projeto é no dia 30 de outubro.

Iniciação Científica

O Projeto de Iniciação Científica no Ensino Médio tem por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa e investigação científica em escolas da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, por meio do apoio a projetos de Iniciação Científica a estudantes do Ensino Médio e da concessão de extensão de carga-horária a professores do Ensino Médio, para que desenvolvam os projetos de pesquisa.

O principal objetivo do Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio é incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica no Ensino Médio, oportunizando aos estudantes e professores a identificação de problema, da escola ou da comunidade, e construir coletivamente soluções para resolvê-los ou minimizá-los.

Enviar para impressão