A Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia promoveu, no último dia 5, a 1ª Mostra de Boas Práticas do Projeto Elevação de Escolaridade – Metodologia Telessala. O encontro reuniu professores e alunos que apresentaram os trabalhos das 35 turmas das 28 escolas que participam do projeto Telessala em Uberlândia e demais municípios da regional. O evento foi um momento de compartilhas as boas práticas, as experiências exitosas que vem sendo desenvolvidas nas escolas da região que desenvolvem esse projeto, que tem o objetivo de reduzir as distorções de aprendizagens de estudantes do ensino fundamental.

O evento contou com várias apresentações culturais e artísticas, destacando o protagonismo juvenil nas escolas estaduais, como da banda de alunos da Escola Estadual Lourdes de Carvalho; de dança livre do estudante Leonardo Silva, da Escola Estadual Professor Inácio Castilho; uma peça teatral da Escola Estadual Sete de Setembro; e uma apresentação musical da Escola Estadual Teotônio Vilela. 10 escolas também apresentaram trabalhos realizados em sala de aula em vídeos e foi exibido ainda um vídeo com trabalhos dos professores da fundação Roberto Marinho, parceiros da iniciativa. O Superintendente Regional de Ensino de Uberlândia, Jakes Paulo, reunido com professores da telessala das escolas da região. Foto: Divulgação

O Projeto Elevação de Escolaridade – Metodologia Telessala é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação com a proposta de reduz progressivamente as taxas de distorção idade/ano de escolaridade; fortalecer a autoestima dos estudantes; elevar a escolaridade dos jovens de 15 a 17 anos que ainda se encontram no Ensino Fundamental; ampliar tempos, espaços e ofertas de atividades diversificadas, contemplando todas as dimensões formativas dos estudantes; e promover a aquisição de competências e habilidades básicas indispensáveis ao sucesso do estudante na vida e na escola.

Escolas apresentaram várias trabalhos realizados em suas turmas de telessala. Foto: Divulgação

Apresentações artísticas também fizeram parte da programação da Mostra. Foto: Divulgação.

O Projeto

Lançado em 2016, o projeto “Elevação da Escolaridade – Metodologia Telessala Minas Gerais” atende mais de 20 mil estudantes atendidos em todo o Estado. Atualmente, são contempladas 904 escolas estaduais de todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs), distribuídas em 486 municípios mineiros. A expectativa é que mais de 35 mil estudantes da rede estadual de ensino sejam formados nesses dois anos do projeto.

A iniciativa destina-se a estudantes maiores de 14 anos e menores de 18 anos que apresentem pelo menos dois anos de distorção idade/ano de escolaridade e estudos parciais nos anos finais do Ensino Fundamental. O aluno também deve saber ler e escrever. Há possibilidade de alunos até os 20 anos serem atendidos pelo projeto caso, por exemplo, no município em que vivem não seja ofertada a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

28 escolas da SRE Uberlândia participam do projeto. Foto: Divulgação

Com uma metodologia diferenciada, o projeto tem como foco a unidocência. Os alunos que atendem aos requisitos estipulados são agrupados em turmas específicas e contam com um professor responsável por trabalhar todos os conteúdos.

O projeto é dividido em três módulos e cada um trabalha um eixo temático. No módulo I, os alunos estudam “O ser humano e sua expressão”, com foco nos componentes curriculares: Língua Portuguesa, Ciências e Educação Física. No módulo II, o eixo “O ser humano interagindo com o espaço” trabalha prioritariamente os componentes curriculares: Geografia, Matemática e Ensino Religioso. Já no módulo III é trabalhado eixo “O ser humano em ação e sua participação social” no qual são enfatizados os componentes curriculares: História, Língua Estrangeira Moderna Inglês e Arte.

A cada módulo, os componentes curriculares são abordados a partir de teleaulas que duram em média 15 minutos e são contextualizados seguindo atividades orais, escritas, de leitura e práticas, coletivas e individuais, adequadas às dúvidas surgidas em sala de aula.

Projeto tem o objetivo de reduzir distorções de aprendizagens de estudantes do ensino fundamental. Foto: Divulgação

 

Enviar para impressão