A Escola Estadual João Lourenço, do município de Areado, foi selecionada como destaque estadual pelo Comitê de Minas Gerais e vai concorrer ao título de destaque regional na próxima etapa do Prêmio

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) divulga nesta sexta-feira (6/10) o resultado da escola escolhida como Destaque Estadual e lista de escolas selecionadas como Destaques Locais do Prêmio Gestão Escolar 2017, que este ano chegou a sua 16º edição. A Escola Estadual João Lourenço, do município de Areado, pertencente à Superintendência Regional de Ensino Poços de Caldas, foi selecionada para representar o Estado de Minas Gerais no Prêmio como Destaque Estadual e irá concorrer, na próxima etapa, ao título de “Destaque Regional”. No dia 3 de dezembro, as escolas representantes das cinco regiões geográficas do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste) disputarão a etapa final (Nacional) concorrendo ao título de “Escola Referência Brasil”.

O Prêmio Gestão Escolar (PGE), realizado Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e parceiros, é um estímulo à melhoria da gestão das escolas públicas brasileiras de educação básica. Tem como objetivo geral contribuir para a garantia de uma educação pública de qualidade, direito fundamental de todos os estudantes brasileiros, por meio do fomento à cultura da autoavaliação e da intervenção nos processos de gestão. Em Minas Gerais, a coordenação é feita pela Secretaria de Estado de Educação.

A Escola Estadual João Lourenço, do município de Areado, foi selecionada para representar o Estado de Minas Gerais no Prêmio como Destaque Estadual e irá concorrer, na próxima etapa, ao título de Destaque Regional. Foto: Divulgação/Facebook

O Prêmio

Cada Superintendência Regional de Ensino (SRE) constituiu um Comitê Local, com o objetivo de avaliar as inscrições das escolas estaduais e municipais e indicar aquela que possui melhor prática de gestão escolar, recebendo o título de escola “Destaque Local”. As escolas indicadas pelas SREs foram avaliadas pelo Comitê Estadual, constituído por servidores desta Secretaria e um representante da Undime-MG (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para a seleção da escola “Destaque Estadual”.

Clique AQUI para conhecer as escolas públicas mineiras selecionadas como Destaque Local em cada SRE que receberão, desta Secretaria, recurso financeiro no valor de R$ 10 mil para implementar o Plano de Ação da escola. Já a escola Destaque Estadual, a Escola Estadual João Lourenço, receberá R$ 20 mil, conforme Edital SEE nº 03/2017.

Destaque Estadual

A Escola Estadual João Lourenço, única unidade de ensino estadual do município de Areado, atende 1.320 estudantes nos anos finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos. A diretora da escola é a servidora Maria Aparecida de Paula e Souza, que está nesta função há 10 anos.

De acordo com a coordenação do Comitê Estadual de Minas Gerais do PGE, a Escola Estadual João Lourenço foi escolhida para o primeiro lugar por demonstrar na inscrição e na visita in loco que possui uma gestão democrática participativa, centrada na condição de que o aluno é capaz de aprender e combater qualquer forma de discriminação. Na escola, é estimulado nos alunos o gosto pelo aprender, possibilitando assim a formação de cidadãos plenos e engajados, e incentivada a participação em eventos culturais/esportivos, o que eleva a autoestima e desperta um sentimento de pertencimento. A inclusão é trabalhada como instrumento de transformação social dentro e fora da escola, em todas as suas perspectivas.

A Escola é inserida em uma comunidade carente e vulnerável e se apresenta como modelo de transformação da sua realidade, já que obtém bons resultados em suas várias vertentes e é considerada referência no município e região adjacente. Os resultados das avaliações externas e avaliações internas alcançam níveis mais altos que os resultados de referência na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, bem como resultados mais altos que os valores indicados como referência em nível nacional.

Enviar para impressão