Oferecido pelo Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte, formação acontecerá em três sábados de outubro, dentro da programação do projeto Educação na Praça
O ensino da astronomia para crianças e adolescentes pode ser mais simples do que parece. A construção de instrumentos e aparelhos de observação e orientação astronômica transforma o conhecimento do céu em algo leve e divertido. Essa é a proposta da oficina Astronomia na Praça e na Rua, que ocorre em três sábados de outubro no Espaço do Conhecimento UFMG, em Belo Horizonte, nos dias 7, 21 e 28/10, de 9h as 12h. A atividade integra o ‘Educação na Praça’, formação de educadores oferecida gratuitamente pelo museu. A oficina é gratuita e voltada para professores dos ensinos Fundamental e Médio, com 30 vagas.
Para participar, é preciso se inscrever no formulário disponível neste link (CLIQUE AQUI).
Ministrada pela física e doutora em Educação Silvania Sousa do Nascimento e pelo físico e mestre em Educação Francisco de Borja López de Prado, a atividade discute fenômenos astronômicos observados a olho nu, como lunações e ocultação de planetas, e a orientação espacial a partir da definição do meridiano local e dos pontos cardeais.
A oficina é uma realização do ‘Educação na Praça’, projeto de formação de educadores do Espaço que realiza encontros mensais sobre diferentes áreas do conhecimento. Cada reunião tem um tema específico, com atividades lúdicas, construção e interação com modelos e estratégias de ensino.
O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários.
Com informações da Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG