A Secretaria de Estado de Educação (SEE) divulga, nesta terça-feira (26/9), a lista dos 74 projetos de escolas estaduais selecionados para integrar o eixo Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora – Ubuntu/Nupeaas, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio. Os projetos foram selecionados conforme os critérios descritos no Edital SEE nº05/2017, pelo núcleo gestor do projeto Ubuntu/Nupeaas, vinculado à Superintendência de Modalidades e Temáticas Especiais de Ensino da SEE/MG.

Foram selecionados 74 projetos de autoria de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual, de todas as Superintendências Regionais de Ensino (SREs), conforme o quantitativo de vagas descritos no referido edital. A participação dos estudantes no projeto de pesquisa é voluntária e os professores serão remunerados para a atividade de orientador de pesquisa, por meio da extensão de carga-horária. Cada projeto pode ter de 7 a 12 estudantes pesquisadores.

Clique aqui para acessar a lista de projetos e escolas selecionados. 

Os projetos desse eixo são estruturados a partir da linha de pesquisa Cultura, História, Trajetórias Político-Sociais e Científicas dos Africanos e Descendentes em Diáspora, e devem abordar uma das seguintes vertentes analíticas: Cultura, memória, corporeidade e ancestralidade; Construção e fortalecimento das identidades afrodescendentes na contemporaneidade; Participação social, comunitária e política de combate ao racismo e à discriminação social; Africanidades, Ciências, Engenharias e Tecnologias.

As escolas inscritas que não foram selecionadas terão até o dia 27/09 para interpor recurso, que deverá ser feito através do e-mail smt.nupeaa@educacao.mg.gov.br, em texto corrido de até 800 caracteres com a identificação da escola, SRE, título do projeto e professor orientador. O resultado final, com a análise dos recursos será divulgado no dia 29/9 e a previsão de início do projeto é no dia 02 de outubro.

Iniciação Científica

O Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio tem por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa e investigação científica em escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Minas Gerais, para estudantes, e conceder extensão de carga-horária a professores do Ensino Médio, para que desenvolvam os projetos de pesquisa selecionados. A ideia é incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, oportunizando aos estudantes e professores a identificação de problemas, da escola ou da comunidade, e a construção coletiva de soluções para resolvê-los ou minimizá-los.

Enviar para impressão