Alunos da rede estadual participaram das atividades educativas realizadas na última sexta-feira(15/9)

O ponto alto da Semana Nacional de Trânsito 2017, nos dias 15 e 16 de setembro, aconteceu no estacionamento G2 do Minas Shopping, em Belo Horizonte. O tema escolhido para a campanha deste ano “Minha escolha faz a diferença no trânsito", visou conscientizar o cidadão sobre a sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações do cotidiano e a participação de todos para alcançar a segurança viária. Durante os dois dias, houve uma série de atividades programadas por órgãos de segurança do trânsito, universidades, além de entidades públicas e privadas, que ocuparam oito estandes com atrações variadas ligadas ao tema. 

Alunos das escolas estaduais Quinta do Sumidouro, de Pedro Leopoldo, e Alberto Mazzoni, do bairro Primeiro de Maio, em Belo Horizonte, participaram das atividades na última sexta-feira, por meio do programa Saúde na Escola, da Secretaria de Estado de Educação, parceira do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER) na realização do evento, que reuniram diversos órgãos do Governo do Estado,

“Minha escolha faz a diferença no trânsito

Segundo a diretora da Escola Alberto Mazxoni, Silene Maria Aguiar Venâncio, 80 alunos, em idades entre 6 e 11 anos, foram ao local de metrô. “Já tínhamos trabalhado com eles sobre o uso seguro desse meio de transporte. Nossa unidade está situada em área de vulnerabilidade social, muitas crianças não são alertadas pelos familiares sobre os riscos de deslocamentos em via pública”, relata a diretora. Segundo ela, é comum que algumas crianças usem as traseiras de ônibus como transporte ou andem de bicicleta sem se preocupar com métodos seguros. “Durante o evento eles receberam muitas informações sobre os riscos para pedestres e passageiros. Foi muito produtivo”, concluiu a diretora.

Atividades

Uma unidade móvel da Transitolândia foi montada no estacionamento durante os dois dias para orientar crianças sobre regras e cuidados no trânsito. A Guarda Municipal de BH apresentou a Bike Patrulha. O Cefet expôs trabalhos da Feira de Ciências, Tecnologia, Cultura e Educação em Segurança no Trânsito de Minas Gerais (Fecitran).

Escolas participaram do evento no estacionamento do shopping. Foto: Arquivo SEE

Representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde fizeram atendimento ao público com aferição de pressão arterial, nutrição, fisioterapia, distribuição de preservativos e cartilhas educativas sobre doenças transmissíveis, além de intervenções teatrais com o grupo Mobiliza SUS.

O Sindicato dos Corretores de MG (Sincor-MG) prestou esclarecimentos a dúvidas sobre Seguro Obrigatório (DPVAT), com distribuição de material educativo e brindes. O público pôde ver a exposição de equipamentos do Corpo de Bombeiros, batalhões de Trânsito e da Polícia Militar Rodoviária de MG usados no atendimento a acidentados e segurança no trânsito, resgate de vítimas e primeiros socorros.

A parte cultural foi marcada por apresentações dos grupos de dança do Colégio Monte Calvário e Águias na Dança; das bandas da Guarda Municipal de BH e do Corpo de Bombeiros; além do Coral "Vozes na Estrada", de funcionários do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais /MG.

“Desde 1989 o DEER/MG participa da Semana Nacional de Trânsito realizando ações educativas com o objetivo de conscientizar sobre essa questão que afeta diretamente toda população, por isto nossas atividades abrangem a capital e o interior de Minas Gerais” salientou a responsável pela educação para o trânsito do DEER/MG, Rosely Fantoni.

Enviar para impressão