Trabalhos poderão ser inscritos até o dia 20 de setembro e serão analisados entre 21 e 25

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) prorrogou o cronograma para inscrição e análise de trabalhos do eixo Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e da Diáspora – Ubuntu/Nupeaas, do Programa de Iniciação Científica no Ensino Médio. As escolas poderão realizar inscrição até o dia 20 de setembro, através de preenchimento de formulário disponibilizado pelas Superintendências Regionais de Ensino (SREs). O período de análise e seleção dos projetos ocorrerá em uma etapa única, a ser realizada entre os dias 21/09 e 25/09. O resultado final deve ser divulgado no dia 29/9 e a previsão de início do projeto é no dia 02 de outubro.

O edital de abertura do processo foi publicado no dia 17 de agosto, no Diário Oficial Minas Gerais, para seleção de projetos de iniciação científica que farão parte do eixo  Ubuntu/Nupeaas . Serão selecionados 74 projetos de autoria de estudantes e professores do ensino médio da rede estadual, sendo uma escola por Superintendência Regional de Ensino (SRE) e 10 nas SREs de Araçuaí, Metropolitana C e Teófilo Otoni. A participação dos estudantes no projeto de pesquisa é voluntária e os professores serão remunerados para a atividade de orientador de pesquisa, por meio da extensão de carga-horária. Cada projeto poderá ter de 7 a 12 estudantes pesquisadores. Cada escola poderá inscrever um projeto.

Os projetos desse eixo deverão se estruturar a partir da linha de pesquisa Cultura, História, Trajetórias Político-Sociais e Científicas dos Africanos e Descendentes em Diáspora, e devem abordar uma das seguintes vertentes analíticas: Cultura, memória, corporeidade e ancestralidade; Construção e fortalecimento das identidades afrodescendentes na contemporaneidade; Participação social, comunitária e política de combate ao racismo e à discriminação social; Africanidades, Ciências, Engenharias e Tecnologias.

Para participar dos projetos de pesquisa do eixo Ubuntu o estudante deve estar matriculado e frequente no 1º ou no 2º ano do Ensino Médio em escola estadual; ser oriundo de família com pais com baixa escolaridade; ter interesse em pesquisar uma situação-problema que seja de relevância para a comunidade e atenda à linha de pesquisa. Já o professor deve ser efetivo, com atuação no Ensino Médio Regular ou EJA, dentre outros pré-requisitos.

Para se inscrever as escolas deverão preencher o formulário de inscrição do projeto, cujo modelo está disponível no Anexo I do Edital, a ser disponibilizado no Google Docs pelas SREs. As fichas de inscrição dos estudantes pesquisadores, disponíveis no anexo II do Edital, deverão ser preenchidas e anexadas em formato PDF ao formulário de inscrição do projeto no Google Docs.

O Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio tem por finalidade viabilizar e apoiar a atividade de pesquisa e investigação científica em escolas da Rede Estadual de Ensino Médio de Minas Gerais, para estudantes, e conceder extensão de carga-horária a professores do Ensino Médio, para que desenvolvam os projetos de pesquisa selecionados. A ideia é incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, oportunizando aos estudantes e professores a identificação de problemas, da escola ou da comunidade, e a construção coletiva de soluções para resolvê-los ou minimizá-los.

Veja o novo cronograma:

 

 

Enviar para impressão