Escolas terão 30 dias corridos para corrigir e complementar informações para o Educacenso. Secretaria promove três dias de capacitação para equipes da SEDINE

Começou nesta segunda-feira (11/9) a contagem do prazo de 30 dias corridos para que as escolas corrijam ou complementem informações para o Censo Escolar (Educacenso) 2017. A Secretaria de Estado de Educação (SEE), através da Superintendência de Informações Educacionais, promove capacitação, nos dias 12, 13 e 14, no auditório da PUC/Betim, para 140 componentes das equipes do Serviço de Documentação e Dados Educacionais (SEDINE), das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

O Educacenso é uma coleta anual de dados de todas as escolas públicas e privadas do país, que servem de base para liberação de verbas, participação de programas federais e estaduais e elaboração de políticas públicas para a educação no ano seguinte.
“Ação de capacitação com os SEDINES das 47 SREs, tem o propósito a adequação à nova filosofia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em relação ao Censo Educacional, as mudanças técnicas e questões de financiamento. O Censo recebe recursos para fiscalização in loco nas quatro redes (municipal, estadual, federal e privada), para verificar se as declarações estão compatíveis com as informações repassadas ao Educacional. Outro objetivo dessa capacitação é demonstrara a integração de três processos: o censo educacional, o Sistema Estadual de Administração Escolar (Simade) como base desse censo e o Diário Escolar como base do Simade”, disse Antônio Braz, superintendente de Informações Educacionais da SEE.

As escolas devem estar atentas ao prazo, que termina no dia 10 de outubro. Segundo Ana Bicalho, da Diretoria de Informações Educacionais da SEE, todos os dados escolares devem ser informados, entre eles, número de turmas, de matrículas, do corpo docente, equipamentos, quadras, laboratórios, para que a escola possa, entre outras coisas, possa receber os investimentos necessários no ano de 2018.

Enviar para impressão