O objetivo é aproximar princípios da Educação do Campo e os docentes que atuam em escolas do campo

Entre julho e agosto, professores de escolas do campo dos municípios de Itamarandiba e Minas Novas participaram de oficinas formativas com o objetivo de aproximar os princípios da Educação do Campo e docentes que atuam nessas escolas nos municípios que aderiram ao Programa Escola da Terra, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE), Ministério da Educação (MEC) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Momento da mística de abertura das oficinas em Minas Novas. Foto: Divulgação.

Segundo a coordenadora de Educação do Campo da SEE, Érica Justino, o objetivo é construir bases para formação contextualizada de professores do campo do Ensino Fundamental. Para essas ações, os agentes parceiros do Programa contam com a atuação de tutoras dos municípios. “O papel desempenhado pelas tutoras, em ambos os municípios, foi determinante para o êxito das oficinas. Além disso, essa organização coletiva para a realização das oficinas remete a um dos princípios básicos da Educação do Campo, que é a coletividade.” ressalta o formador responsável pelos municípios de Minas Novas e Itamarandiba, Bruno Resende.
O Programa Escola da Terra compõe uma rede de ações para o fortalecimento da Educação do Campo no Brasil. Em Minas Gerais são 10 municípios participantes, cerca de 30 tutores, 5 formadores e mais de 300 cursistas.

As oficinas formativas marcam a ultima etapa antes da construção final e execução dos Planos de Ação Pedagógica (PAP’s). O trabalho final, que unirá a teoria à prática, será executado pelos cursistas com apoio das tutoras e coordenação pedagógica do Escola da Terra.

Enviar para impressão