Podem de candidatar, professores da Educação Básica das redes públicas de ensino ou de instituições comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos

Os educadores interessados em concorrer ao prêmio Professores do Brasil 2017 têm mais uma oportunidade para se inscrever. O prazo foi prorrogado para o dia 04 de setembro. A premiação busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de docentes de instituições públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. Poderão candidatar-se ao Prêmio, professores da Educação Básica no exercício da atividade docente em estabelecimentos de ensino das redes públicas federal, estaduais e municipais e, ainda, de instituições educacionais comunitárias, filantrópicas e confessionais, conveniadas aos sistemas públicos de ensino. A inscrição deve ser feita pela internet, no site do Prêmio

Clique AQUI para conferir o novo cronograma do Prêmio Professores do Brasil após a prorrogação das inscrições. 

No ato de inscrição, deverá ser apresentado relato de prática pedagógica, com resultados comprovados durante o ano letivo de 2016 ou 2017, conforme especificado no edital do Prêmio. O sistema de inscrição disponibilizará curso autoinstrucional para professores, denominado “Na trilha das boas práticas” sobre a forma e o conteúdo de apresentação do relato da prática pedagógica. Cada candidato poderá concorrer em apenas uma das seguintes categorias: Educação Infantil (creche); Educação Infantil (pré-escola); Ensino Fundamental (anos iniciais – ciclo de alfabetização: 1º, 2º e 3º anos); Ensino Fundamental (anos iniciais: 4º e 5º anos); Ensino Fundamental (anos finais: 6º a 9º anos) e Ensino Médio.

A premiação está dividida nas etapas estadual, regional e nacional. Os professores cujos relatos forem classificados para a etapa regional deverão gravar um vídeo de até um minuto e trinta segundos, apresentando um resumo do seu relato, conforme as orientaçõesno site do Prêmio. Na primeira fase, serão homenageados com uma placa 486 professores selecionados entre os 3 mais bem avaliados, por categoria, de cada estado. Desse total, os 162 melhores passarão para a regional, em que serão premiados 30 profissionais, que receberão R$ 7 mil reais cada, troféu e uma viagem de 8 dias para a Irlanda, em 2018, para participar de capacitação custeada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Já na etapa Nacional, além dos prêmios recebidos nas fases anteriores, 6 docentes autores dos melhores relatos de prática pedagógica, um de cada categoria – dentre os 30 (trinta) classificados na etapa regional – ganharão mais R$ 5 mil reais e troféu. Na categoria Temáticas Especiais, serão reconhecidos até 14 educadores. O autor do melhor projeto, em sala de aula, que tenha como foco o estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação ganhará uma viagem de sete dias a Londres, capital da Inglaterra, onde participará de atividades educativas, interativas, palestras e visitas a museus.

O Professores do Brasil também premiará as escolas nas quais foram desenvolvidas as 30 experiências selecionadas na etapa regional com placas comemorativas e equipamentos de informática atualizados com softwares de conteúdo educacional que facilitem o processo de ensino e aprendizagem.

Enviar para impressão