Foram publicadas as listas de convocados para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) Módulo I (de 12 a 14 anos) e das Paralimpíadas Escolares 2017, que irão representar o Estado de Minas Gerais nas principais competições nacionais da categoria de esportes escolares. Os Jogos Escolares da Juventude Módulo I acontecem de 12 a 21 de setembro, em Curitiba, capital do Paraná. Já as Paralimpíadas Escolares serão realizadas em São Paulo, de 21 a 24 de novembro.
O JEJ reúne jovens atletas de 12 a 14 anos (Módulo I) e de 15 a 17 anos (Módulo II), de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil, em 2005, e conta com o apoio do Ministério do Esporte. O JEJ Módulo II acontecerá em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.
As Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte. O torneio é promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte.
A etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), realizada em Uberaba, de 31/7 a 05/8, pela Secretaria de Estado de Esportes (SEESP) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), reuniu mais de cinco mil alunos-atletas e definiu os representantes do Estado nas competições nacionais. Os campeões de 17 das 20 modalidades disputadas no JEMG garantiram o direito de representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude e Paralimpíadas Escolares.
Clique aqui e confira os convocados para os Jogos Escolares da Juventude Módulo I.
Clique aqui e confira os convocados para as Paralimpíadas Escolares.
JEMG
O JEMG é o maior e mais importante programa esportivo-educacional do Estado, é uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática do desporto e a construção da cidadania de alunos-atletas entre 12 e 17 anos. Realizado pelo Governo de Minas Gerais, por meio da SEESP e da SEE, o evento teve, neste ano, número recorde de cidades inscritas: foram 830. Ou seja, 97% dos municípios mineiros participaram das disputas.
“No JEMG, a Secretaria de Estado de Educação possibilita ao estudante a formação além dos muros da escola. No momento dos jogos eles exercitam seu protagonismo de melhor qualidade. A Secretaria de Educação investiu nesse ano R$ 4 milhões auxiliando no deslocamento dos atletas e em sua alimentação”, pontua a Coordenadora de Esporte Educacional da SEE e interlocutora dos Jogos Escolares em Minas Gerais, Celina Sousa Gontijo.