Durante abertura do evento, que termina amanhã (23/8), Macaé Evaristo defendeu sistema integrado de educação pública, compartilhado entre redes estadual e municipais

A Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, anunciou, para o primeiro semestre de 2018, a realização de Conferência Estadual de Educação, que terá como foco a construção de um sistema de educação pública compartilhado entre as redes estadual e municipais. Entre os meses de outubro e dezembro deste ano serão realizadas Conferências Regionais, em todos os 17 Territórios de Desenvolvimentos de Minas Gerais. O pronunciamento da secretária aconteceu durante a abertura do Encontro das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que reúne os superintendentes, assessores pedagógicos e diretores de pessoal das 47 SREs do estado. O Encontro acontece nesta terça e quarta-feiras (22 e 23/8), na Escola Estadual Maurício Murgel e na Escola de Formação da Gameleira, em Belo Horizonte.

Macaé Evaristo destacou as responsabilidades das redes de ensino sobre a trajetória educativa de crianças e adolescentes de um mesmo território e defendeu que o sistema ultrapasse os limites da formalidade. “Queremos uma conferência onde possamos debater um sistema articulado, integrado que compreenda as escolas públicas em seu conjunto e que se encontra muitas vezes restrito a alinhamentos formais, como a inspeção escolar”, declara.

Anunciada durante encontro com SREs, Conferência Estadual de Educação acontecerá no primeiro semestre de 2018. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

A secretária conclamou aos educadores e trabalhadores das SREs e entidades que compõem o Fórum Permanente da Educação, para que se empenhem em garantir conferências com ampla participação popular e das comunidades escolares, que resultem em documentos preparatórios e na eleição de delegados que representem Minas Gerais em duas instâncias nacionais: nas Conferências Populares de Educação (CONAPE), previstas para o ano que vem, e na Conferência Nacional, que o governo federal ainda não sinalizou pela sua realização. Para Macaé, as Conferências Regionais promoverão o propósito de Minas Gerais em reforçar sua convicção na necessidade de retomada das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) retirado das prioridades orçamentárias do governo federal.

A diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Suely Rodarte, disse que a conferência em Minas tratará do que precisamos em nossa casa. “Os componentes do Fórum Permanente Estadual de Educação nos deparamos com uma conferência popular e estamos aguardando um posicionamento sobre a conferência nacional, mas atestamos que entre os 26 estados que acompanhamos, Minas Gerais é o estado mais avançado na condução desses processos”. A Diretora pediu o apoio das SREs para que ajudem os gestores municipais na condução do processo e no fortalecimento das conferências em suas cidades.

Galdina de Souza Arrais, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), ressaltou a importância da decisão de Minas Gerais em realizar sua conferência em qualquer circunstância. “Acreditei na equipe da Secretaria de Estado de Educação e estou convencida que estaremos construindo uma conferência com ampla participação e com propostas que reduzam as desigualdades neste estado”.

Encontro

Pela manhã o Secretário adjunto Wieland Silberschneider, conversou com os presentes sobre a implementação da Educação Integral e Integrada no Ensino Médio e revelou que o Ministério da Educação (MEC) reconheceu que Minas Gerais foi o único estado a implementar, na sua integralidade, o projeto nas 44 escolas da rede estadual, contando com o trabalho de equipe própria da SEE. “Os demais estados contrataram consultorias”, disse o adjunto. Foram apresentados aos presentes alguns resultados dos sistemas de avaliação e monitoramento da aprendizagem.

Secretário adjunto falou sobre implementação da Educação Integral e Integrada em Minas. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Durante o evento, a secretária Macaé Evaristo e o superintendente da Metropolitana B, Webster Silvino de Oliveira, prestaram homenagem aos alunos da Escola Estadual Maurício Murgel, Juliana Luiza Paula de Araújo, Patrick César Soares e Mileny de Oliveira Peixoto, equipe que voltou de Kuala Lumpr, na Malásia, com uma medalha de bronze da Asia International Mathematical Olympiad – AIMO 2017, realizada no início deste mês. A diretora da escola, Sônia Marinho, e o professor de matemática que acompanhou a equipe Matemática e vice-diretor da escola, Cristiano de Souza Rodrigues, também foram homenageados pela secretária, recebendo kits de literatura. Macaé recebeu da equipe da escola um presente trazido da Malásia.

Equipa da Maurício Murgel foi homenageada por conquista de medalha na Malásia. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Enviar para impressão