Cerca de 300 estudantes, professores e diretores da rede estadual participaram da sessão especial do filme Nunca me sonharam. Foto: Eric Abreu (ACS/SEEMG)

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) promoveu, neste dia 11 de agosto, a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, no Cine Roxy, no município de Passos, Território Sudoeste, com a presença da Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo. Cerca de 300 estudantes, professores e diretores da rede estadual participaram da sessão especial do filme que reflete sobre os desafios, expectativa e os sonhos dos jovens na educação pública brasileira. A agenda fez parte da visita da secretária ao município e marcou as comemorações do Dia do Estudante. 

Emocionada, Macaé disse que essa foi a primeira vez que ela assistiu ao filme junto com estudantes da rede estadual. “Hoje é o Dia do Estudante e trazer para o jovem uma reflexão como esta é importante, além de criar um espaço para que eles possam falar. Precisamos sensibilizar o nosso país para pensar políticas para as juventudes. O filme mostra os conflitos desse período da vida, os anseios e as frustrações dos jovens e a necessidade para transformar a educação pública”, comentou a secretária.

Estudantes do primeiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, que participam da Educação Integral e Integrada em Minas Gerais, marcaram presença nessa sessão exclusiva. Para a coordenadora da Educação Integral e Integrada da unidade, Cláudia Medici, esse momento é bastante especial para os alunos. “Aqui eles tiveram a oportunidade de assistir um filme que retrata o mundo que eles vivem. Quando os alunos assistem um filme que se chama ‘Nunca me sonharam’, eles percebem uma oportunidade de sonhar um pouco mais, de ingressar no ensino superior e no mercado de trabalho numa condição melhor”, afirmou a coordenadora.

Ao final da exibição, a secretária Macaé ouviu depoimentos dos alunos, que fizeram observações sobre o documentário, suas reflexões e sobre o que desejam no ensino médio. Foto: Eric Abreu (ACS/SEEMG)

Dirigido por Cacau Rhoden e produzido por Maria Farinha Filmes e Instituto Unibanco, o documentário percorreu, por dois anos, as cinco regiões do país e traz relatos de estudantes, professores e especialistas em educação, dentre eles a Secretária Macaé Evaristo, que fala sobre gestão escolar e juventudes brasileiras. O documentário está disponibilizado gratuitamente na plataforma Videocamp para exibições coletivas. 

Ao final da exibição, a secretária Macaé ouviu depoimentos dos alunos, que fizeram observações sobre o documentário, suas reflexões e sobre o que desejam no ensino médio. “Assim como no filme, a gente percebe aqui nos depoimentos dos jovens, que os seus desejos e ambições na educação pública não são excepcionais, são sonhos possíveis de realizar. A juventude quer uma educação de qualidade num ambiente acolhedor. Precisamos pensar também para o jovem políticas na cultura, no esporte e novas formas de inserção no mercado de trabalho”, finalizou.

Além dessa sessão, outras sessões do documentário estão programadas para acontecer em Passos, com alunos da educação integral e integrada da região, diretores de escola e a equipe pedagógica da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos.

Veja a mensagem da secretária Macaé Evaristo para todos os estudantes mineiros, neste dia 11 de agosto, Dia do Estudante:

Esporte para transformar a juventude

O professor de educação física da Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza, em Passos, Danilo Santos, afirma que o esporte tem um papel muito importante na formação do jovem e caminha junto com a educação. A Escola em que Danilo leciona vem se destacado em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais, em algumas modalidades esportivas e acredita que essa é uma maneira de integrar mais o jovem no ambiente escolar.

No último sábado (5/8), a equipe de Basquete Feminino da escola foi campeã do Módulo II, para aqueles que têm entre 15 e 17 anos, na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais 2017 (Jemg). A final foi realizada em Uberaba, no Território Triângulo Sul. Agora, as estudantes vão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude, evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.

Durante a visita na EE Dulce Ferreira de Souza, a secretária Macaé homenageou as alunas campeãs do basquete feminino do Jemg. Foto: Eric Abreu (ACS/SEEMG)

Danilo comentou com orgulho a conquista da equipe. “Foi um trabalho que vem sendo feito há muitos anos com a equipe. Ano passado ficamos em segundo lugar e agora conseguimos ser campeões. O esporte pode transformar o aluno. Eu consegui mudar a trajetória através do esporte, ele anda junto com a educação”, comenta.

Durante a etapa dos Fóruns Regionais de Governo no Território Sudoeste, que foi realizado nesta quinta-feira (10/8) na unidade, a secretária Macaé Evaristo recebeu a equipe e as parabenizou pela conquista. “Torcemos para que essas meninas guerreiras vençam a etapa nacional dos jogos escolares. Temos que reconhecer a importância do esporte na vida dos alunos”, afirma Macaé.

Em abril de 2016, a equipe feminina de futsal da escola conquistou o Campeonato Mundial Escolar, disputado na Croácia. Na final, as brasileiras venceram a equipe da França por 6 a 2.

As estudantes vão representar Minas Gerais nos Jogos Escolares da Juventude, em novembro. Foto: Eric Abreu (ACS/SEEMG)

Por Eric Abreu (ACS/SEEMG)

 

Enviar para impressão