Os interessados podem se inscrever pela internet até o dia 18 de agosto e as provas serão realizadas no dia 22 de outubro

Já estão abertas as inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), promovido pelo Ministério da Educação (MEC), para as pessoas que desejam se certificar nos ensinos fundamental e médio. As provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, em todo o território nacional. O Encceja, voluntário e gratuito, tem como objetivo certificar as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos em idade apropriada. A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não certificará mais para a conclusão do Ensino Médio. Assim, a função de certificação do Ensino Médio retornou para o Encceja, como ocorria até 2009.

A inscrição será realizada exclusivamente via Internet, neste link, até as 23h59 do dia 18 de agosto. As pessoas que desejam pleitear a certificação do Ensino Fundamental precisam ter no mínimo 15 anos completos na data da realização das provas. Para a certificação do Ensino Médio, o candidato deve ter no mínimo 18 anos completos na data da realização das provas. Para aplicação do Encceja em Minas Gerais, nos 74 municípios selecionados, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Texeira (Inep) para disponibilização dos locais de aplicação de prova e a rede certificadora (ver a lista no Anexo 1 do Edital do DOU, pág. 141).

Os interessados em participar do exame poderão, no momento da inscrição, selecionar uma ou mais áreas de conhecimento (conforme o item 6 do Edital). Os inscritos no Ensino Fundamental que optarem por Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física, realizarão, além da parte objetiva, uma prova de Redação.

A prova de redação se aplica também aos participantes do Ensino Médio que optarem pela área de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física), além da parte objetiva.
O Inep é responsável pela elaboração das provas, pela gestão da aplicação e da correção. A emissão dos documentos certificadores é de responsabilidade da Secretaria Estadual de Educação. São duas opções. O Certificado reconhece oficialmente que o educando cumpriu na íntegra todos os componentes curriculares (disciplinas) do núcleo comum do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio. Já a Declaração de Proficiência é a certificação parcial que comprova que o participante conseguiu cumprir um ou mais componentes curriculares (disciplinas) nas áreas avaliadas pelo Encceja.

Todas as informações sobre o Exame estão disponíveis no site do Inep, inclusive com algumas sugestões de materiais de estudo para os candidatos. Para acessar clique aqui

Provas

O Inep anunciou no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira, 3, alteração na data de aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017. A prova ocorrerá em 22 de outubro, e não mais em 8 de outubro, como anunciado anteriormente. A retificação do edital também contempla regras da aplicação – o participante não poderá levar o caderno de questões ao término da prova.

A publicação contém outras mudanças. As secretarias estaduais de educação, listadas no Anexo II do edital, utilizarão os resultados individuais do Encceja para a certificação de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio. Já os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, também enumerados no Anexo II do edital, vão usar os resultados individuais da avaliação somente para a certificação do ensino médio.

Enviar para impressão