Finalizando a 18ª UFMG Jovem com chave de ouro, estudantes e professores do ensino médio se reuniram na Praça de Serviços na tarde de sábado, 22, para a premiação dos trabalhos expostos na feira. O evento, que começou com um desfile com os uniformes de cada edição do programa, integrou a programação da 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
 
“Que momento especial! Este ano, além de a UFMG fazer 90 anos, a UFMG Jovem chega aos seus 18. É um grande orgulho estar aqui com vocês compartilhando conhecimentos”, destacou a vice-reitora Sandra Goulart de Almeida ao abrir a tarde de prêmios. “Espero que cada um dos participantes retorne para cá como alunos. Foi muito bom ver a participação de vocês nesse evento”.
 
A pró-reitora adjunta de Extensão Claudia Mayorga fez questão de compartilhar suas impressões sobre os temas escolhidos pelos alunos nesta edição. “Estamos todos maravilhados com os trabalhos, tão diversos e criativos. Na minha visão, esse evento conseguiu fomentar ainda mais o contato da universidade e a educação pública e privada, que é algo que temos trabalhado para fazer. Que vocês multipliquem essa experiência enriquecedora por aí”.
 
Ao todo, dez prêmios foram distribuídos entre os concorrentes. Além das medalhas de ouro, prata e bronze, duas escola, um professor e quatro trabalhos foram selecionados na categoria destaque. O primeiro lugar ficou com o trabalho Prótese Canina em Impressora 3D, orientado pelo professor Jardel Marques Fernandes, do Centro de Formação Profissional Michel Michels.
 
segundo-lugar-1 large
 
Quem levou a medalha de prata foram os alunos da Escola Estadual Padre Alfredo Kobal, de Caputira, município pertencente à Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, com o trabalho Verde Lar: Habitação Sustentável. A orientação foi de Suellen Alves Dutra Goulart, Samara Ribeiro de Souza e Mariana Campos Velosso.
 
Já o terceiro lugar foi levado por estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Timóteo, com o trabalho Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade, orientado pela professora Rosana Aparecida Ferreira Nunes.
 
professore large
 
O título de professora destaque foi levado por Fabíola Cristina Fonseca, da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, de Mateus Leme. Fonseca fez um agradecimento emocionado e contou que a vontade de ser uma professora sempre a motivou a contribuir com a educação do país. “Um dos meus sonhos sempre foi ser professora e eu consegui realizá-lo”, comentou.
 
Equipes premiadas
 
1º Lugar – Centro de Formação Profissional Michel Michels – Trabalho: Prótese Canina em Impressora 3D
2º Lugar – Escola Estadual Padre Alfredo Kobal – Trabalho: VERDE LAR: Habitação Sustentável
3º Lugar – Centro Federal de Educação Tecnológica – Unidade Timóteo – Trabalho: Arquitetura Sustentável Planejada com Acessibilidade
 
Escola Destaque:
 
Escola Estadual Celso Machado
Colégio Imaculada Conceição de Barbacena
 
Professora Destaque:
 
Fabíola Cristina Fonseca
 
Trabalho Destaque – área 1 (Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Engenharias)
Composição Bromatológica do Capim Vaquero (Cynodon dactylon l.)
 
Trabalho Destaque – área 2 (Ciências Biológicas e Ciências da Saúde)
Implicações do Uso Excessivo do Celular da Adolescência à Idade Adulta
 
Trabalho Destaque Médio – área 3 (Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes)
Grupo de Estudos Sobre Feminismos e Igualdade de Gênero na Escola - As Imagens dos Espaços Públicos do Hipercentro de Belo Horizonte Geradas pela Imprensa Local
 
Texto e fotos da Assessoria de Comunicação da Proex/UFMG
Enviar para impressão