Após serem premiados no Brasil, dois estudantes e dois professores da rede estadual de ensino representam o país em evento na capital norte-americana
Estudantes e professores de duas escolas da rede estadual de Cachoeira de Minas representam o Brasil no torneio de robótica que acontece nos dias 15, 16, 17 e 18 de julho em Washington, capital dos Estados Unidos da América. O estudante Nathan da Silva Bueno (do 1º ano do Ensino Médio, e o professor de matemática, Juraci Dimas de Oliveira, da Escola Estadual Cônego José Eugênio de Faria; e a estudante Sofia Mariana Costa de Oliveira, (do 9º ano do Ensino Fundamental) acompanhada da professora de educação física, Marcella Figueiredo Matos, ambas da Escola Estadual Senador Bueno de Paiva, participam da First Global Challenge (a sigla First significa: Para Inspiração e Reconhecimento da Ciência e Tecnologia, em inglês), juntamente com equipes de 160 países.
O grupo compõe uma equipe de garagem denominada Tecnologia, Inovação, Liderança e Trabalho (TILT), fundada em 2010 e composta por oito integrantes. Para a viagem a Washington, a TILT conta com quatro representantes, devido à exigência de idade mínima de 15 anos para participação. Além dos estudantes de escolas públicas, integram a equipe dois outros estudantes de escolas particulares: João Victor de Oliveira Gomes Ribeiro, do 2º ano do Ensino Médio e Técnico da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa; e Luiz Gabriel de Vieira Costa, estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Intelecto, todos sob orientação do técnico Leonardo Figueiredo Machado, estudante da Universidade Federal de Itajubá .
A equipe TILT recebeu o convite para participar da FIRST Global para representar o Brasil através a empresa AMEducação - Soluções Educacionais. A AMEducação é uma empresa franqueada pela ZOOM Education for life, representante exclusiva da LEGO Education nas Microrregiões Sul/Sudeste, Oeste e Campo das Vertentes de Minas Gerais.

A FIRST Global organiza um desafio anual de robótica internacional para incentivar o interesse pela Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática entre mais de dois mil milhões de jovens em todo o mundo. A instituição lança um desafio de robotização onde uma equipe de cada país é convidada a participar de um evento robótico global que construa pontes entre alunos do ensino médio com diferentes origens, línguas, religiões e costumes.
As equipes participantes são compostas por estudantes de 15 a 18 anos de idade, com o objetivo comum de aumentar o conhecimento de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para que possam se tornar a próxima geração de líderes científicos que trabalharão juntos para resolver alguns dos problemas mais urgentes do mundo, da segurança alimentar e do acesso à água limpa, para encontrar melhores medicamentos e proteger o ciberespaço.
Fornecer acesso à água Limpa
Para 2017 o tema do desafio é “Fornecer acesso à água Limpa”. Para participar deste torneio, a equipe recebeu um kit contendo peças para a montagem do robô. A equipe teve que montar e programar o robô para o desafio do torneio. As equipes vencedoras ganham troféus e medalhas.

A Equipe TILT participa há sete anos do torneios de robótica, sendo que já conquistou o titulo de campeão da etapa mineira nos anos de 2010 e 2011, prêmio de “Pesquisa inovadora” em 2012, “Melhor Programação” em 2013, vice campeonato no festival Internacional de Robótica e o prêmio de “melhor Robô” nesta mesma etapa do torneio em 2014. Em 2016, a Equipe TILT participou do WRO (World Robots Olympiad), considerada a maior olimpíada de robôs do mundo, e conquistou o 3º lugar na etapa nacional do torneio conquistando uma vaga para a etapa internacional na Índia. No WRO, na Índia, conquistou o 27º lugar do total de 60 países.