Quem passar pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) nesta semana e visitar a tenda roxa da SBPC Jovem poderá conferir, durante a 18ª UFMG Jovem, diversos projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino. Entre os dias 18 e 22 de julho, serão apresentados 22 trabalhos realizados em 16 escolas estaduais das cidades de Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Caputira, Esmeraldas, Ituiutaba, Mateus Leme, Porteirinha, Prudente de Morais, Ribeirão das Neves e Sabará. “É um orgulho ver nossos alunos exibirem suas pesquisas e compartilhando seus conhecimentos com pessoas de universidades e escolas técnicas de várias regiões do país”, relata Maria Suverlei Santos, diretora da Escola Estadual Alcides Mendes da Silva, localizada em Porteirinha, norte de Minas Gerais.
Além de um reconhecimento, a diretora afirma que participar da UFMG Jovem é um estímulo para os educandos. “Eles buscam sempre ficar alinhados com a pesquisa, têm interesse em investigar e propor soluções para os problemas enfrentados pelo nosso município”, diz Maria Suverlei Santos. A escola possui 785 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Participando do evento pela segunda vez, a instituição apresentará o projeto “Farinha nutricional inovadora”, desenvolvido por estudantes do Ensino Fundamental. “A pesquisa demonstra que, mesmo com a situação de seca vivenciada por alguns municípios do norte mineiro, o nosso solo é fértil e capaz de produzir alimentos que são ricos em nutrientes e fundamentais para a alimentação de nossa população”, explica Jucineia Fernandes Souza, professora de Ciências da escola e orientadora do trabalho.
A Escola Estadual João Rodrigues da Silva, da cidade de Prudente de Morais, também está entre as selecionadas para 18ª edição da UFMG Jovem. “O evento é um espelho para nossos alunos, que estarão em contato com especialistas, universitários, profissionais de diferentes áreas, lugares e instituições”, afirma o vice-diretor, Eduardo Geraldo Teixeira Neves. Neste ano, a escola apresentará 9 trabalhos, sendo 5 do Ensino Fundamental, 3 do Médio e 1 na categoria “convidado”.

Organizada pela Diretoria de Divulgação Científica (DDC), vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG, a feira científica, que terá como tema ‘Transformações e Maioridade’, ocorre simultaneamente à 69ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa hoje, 17, e vai até o dia 22 de julho, no Campus Pampulha da Universidade. Dos 42 trabalhos selecionados – de um total de 86 inscritos – 18 são do Ensino Fundamental e 24 do Médio, de instituições estaduais, municipais, privadas, técnicas e federais. Os projetos podem ser conferidos aqui.
A programação completa da SBPC Jovem e mais informações estão disponíveis no https://www.ufmg.br/sbpcnaufmg/.
Por William Campos Viegas (ACS/SEEMG)