Participam mais de 80 especialistas, de 43 escolas estaduais sob jurisdição da regional
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Caxambu promove capacitação para mais de 80 especialistas que atuam nas 43 escolas estaduais de diversos municípios. Realizada pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), nos dias 21, 22, 28 e 29 de junho, a iniciativa objetiva discutir e articular o Plano de Ação do Especialista com a Política Educacional proposta pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

“A ideia é auxiliar esses profissionais a elaborarem ações sólidas, reais e funcionais para atender as demandas e especificidades das escolas em que atuam. Os planos enfatizam o direito à aprendizagem, valorizam a gestão democrática, o trabalho coletivo e relação com a comunidade”, explica Alessandra de Castro, analista educacional da SRE. A capacitação está dividida em 04 polos, sendo 02 em Caxambu, 01 em São Lourenço e 01 em Passa Quatro.
Segundo Alessandra, o evento também busca reforçar a importância do especialista no fazer educacional. “Colocá-los como atores fundamentais para o fortalecimento da coordenação pedagógica dentro das escolas e, também, para auxiliar no planejamento, implementação e acompanhamento das iniciativas que a Secretaria de Educação propõe para o estado”, ressalta.
Para Lourdes Regina Bianchini, especialista da Escola Estadual Ruth Martins de Almeida, em Caxambu, o encontro é uma oportunidade para aprender e sanar dúvidas. “Viemos com muitos questionamentos que surgem durante as conversas e o trabalho com os professores. A formação vai contribuir para orientá-los e para articularmos projetos que podem trabalhar com a comunidade escolar”, comenta.
Além do Plano de Ação do Especialista, a capacitação, que envolve profissionais de 23 cidades mineiras, também aborda o uso das tecnologias para aprendizagem dos estudantes e apresenta a plataforma virtual Escola Interativa. “Apresentamos diferentes recursos tecnológicos que ampliam as possibilidades de ensino e colaboram para o trabalho do professor em sala de aula. Discutimos, por exemplo, como o celular, as redes sociais, a Internet e sites educativos podem envolver os estudantes e melhorar o desempenho nas disciplinas”, pontua Alessandra.

A especialista compartilha da opinião de Alessandra. “Nossos estudantes são tecnológicos e, por isso, é fundamental incorporarmos essas inovações nas instituições de ensino. Todo aprendizado transmitido no evento iremos repassar aos educadores, principalmente àqueles que têm dificuldades no uso e resistência às novas tecnologias”, destaca Lourdes Regina Bianchini.
A SRE de Caxambu coordena 43 escolas da rede estadual de ensino – 39 da área urbana e 04 da zona rural – que, juntas, possuem 21.868 estudantes matriculados. Desse número de alunos, 11.669 são do Ensino Fundamental, 7.254 no Ensino Médio, 2.502 na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e 443 na Educação Profissional.
Escola Interativa
Lançada em fevereiro de 2017 pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Portal Escola Interativa é uma plataforma virtual totalmente gratuita e colaborativa, que busca dinamizar o processo de ensino e aprendizagem e auxiliar no planejamento e no trabalho das competências, habilidades e conteúdos curriculares da Educação Básica nas diferentes áreas do conhecimento.
“É uma grande oportunidade para a juventude ampliar seus conhecimentos e saberes. Desde 2015, estamos buscando avançar nas políticas de inclusão digital, reestruturando o nosso sistema de gestão escolar, trocando e comprando computadores, pois compreendemos que o direito à educação não está desconectado de outros direitos, como o direito à inclusão digital e à conectividade, que são fundamentais para o avanço educacional”, explica a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo. Inserindo-se na proposta de inovação tecnológica da SEE e garantindo o direito à aprendizagem a todos os estudantes mineiros, o Portal é realizado em parceria com o Instituto Natura, Instituto Inspirare e Fundação Telefônica/Vivo.
Com o intuito de formar uma comunidade de aprendizado, o Escola Interativa é fruto do Escola Digital, que está presente em municípios de 20 estados do Brasil, e conta com quase 15 mil objetos digitais de aprendizagem. Na página inicial, os visitantes têm acesso às disciplinas curriculares do Ensino Fundamental, Médio, da EJA, Educação do Campo, Educação Especial, Educação Indígena, Educação Quilombola e Educação Infantil, apresentados nas mais diversas mídias – aplicativo móvel, animação, áudio, jogo, infográfico, áudio digital, livro digital, entre outros.
Além do conteúdo curricular, o portal possui um espaço para apoio ao professor, que contém material pedagógico, planos de aulas detalhando o planejamento para se desenvolver determinado conteúdo a partir de um recurso digital, além das principais notícias sobre as políticas educacionais do estado.
Para os professores e gestores, o Escola Interativa ainda oferece, gratuitamente e a distância, o Curso Tecnologia na Educação. Com certificação reconhecida pelo Ministério da Educação e duração de 40 horas, o curso auxilia os profissionais a utilizarem a plataforma no espaço escolar para construção de saberes, resolução de problemas, divulgação e tratamento da informação.
Por William Campos Viegas (ACS/SEEMG)