Filme aborda a temática de juventudes brasileiras e a realidade do ensino médio na rede pública. Encontro terá a participação do diretor Cacau Rhoden.
A Secretaria de Estado de Educação promove, nesta segunda-feira (26/06), uma roda de conversa com a exibição do documentário “Nunca me sonharam”, a partir das 19h, no auditório da Galeria de Artes do Colégio Pitágoras, em Belo Horizonte. Dirigido por Cacau Rhoden e produzido por Maria Farinha Filmes e Instituto Unibanco, o filme mostra um retrato da educação pública para as juventudes no Brasil e uma reflexão sobre o ensino médio, as desigualdades e o poder transformador da escola, com relatos de estudantes, professores e especialistas, dentre eles a Secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Macaé Evaristo. Participam da roda de conversa o diretor Cacau Rhoden; a secretária Macaé Evaristo; a analista de coordenação de Articulação Institucional do Instituto Unibanco, Joana Nunes; além de jovens estudantes do Estado.
O encontro terá início às 19 horas, com a exibição do documentário para os convidados, que são gestores, assessores pedagógicos, especialistas e coordenadores de escolas estaduais de ensino médio de várias regiões do Estado que estão reunidos em Belo Horizonte para um evento que integra a agenda de construção do ensino médio integral. Em seguida, será promovida a roda de conversa para debater sobre as questões levantadas no filme e a rede pública de ensino em nosso Estado. O debate terá a mediação da jornalista Márcia Maria Cruz.
O filme também está disponível na plataforma Videocamp, em que é possível fazer agendamentos gratuitamente para exibições. A secretária Macaé convida a professores, educandos e gestores escolares a assistirem e promoverem, em diversos espaços, exibições do filme, que aborda os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas. “É um documentário contundente e que chama a atenção do país para a responsabilidade do setor público e da sociedade brasileira para com a juventude. Precisamos aproveitar essa oportunidade para produzir mais reflexões tanto para os jovens quanto para os educadores sobre as suas práticas, pois percebemos que, mesmo em condições adversas, professores, diretores e estudantes estão construindo experiências educativas exitosas, humanistas e formadoras”, destaca.
Roda de conversa e exibição do documentário “Nunca me sonharam”, com a presença do diretor Cacau Rhoden
Data: 26/06/2017
Horário: 19h
Local: Auditório da Galeria de Artes do Colégio Pitágoras (Rua Madalena Sofia, 25, Cidade Jardim)