Podem participar estudantes dos ensinos fundamental e médio e da EJA, que estejam matriculados em escolas públicas, inclusive em socioeducativos e escolas do sistema prisional

Estão abertas as inscrições gratuitas para o 3º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). Com o tema, “Mais Direitos, Menos Grades”, o concurso visa promover a reflexão e o debate sobre a grave situação carcerária do Brasil, assim como divulgar o papel da Defensoria na prevenção e combate às violações de Direitos Humanos, às pessoas em situação prisional do país. O certame é voltado aos estudantes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como aos adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa e aos adultos em situação de privação de liberdade, desde que devidamente matriculados em escolas da rede pública ou de ensino técnico do Brasil, bem como a todos os internos das penitenciárias federais. O prazo para inscrição e envio das redações é o dia 5 de setembro.

O concurso oferecerá prêmios aos alunos que enviarem as melhores redações sobre o tema proposto. As três escolas que melhor desenvolverem os planos de sensibilização e mobilização junto com a comunidade escolar em torno do tema do certame, também serão premiadas.

O concurso é dividido em seis categorias: Redação I, para alunos do Ensino Fundamental regular e EJA; Redação II, para alunos do Ensino Médio modalidades Regular, Técnico e EJA; Redação III, para estudantes dos ensinos fundamental e médio em cumprimento de medida socioeducativa; Redação IV, para os estudantes regularmente matriculados na EJA em situação de privação de liberdade no Sistema Prisional Brasileiro; Redação V, para pessoas em situação de privação de liberdade em cumprimento de pena junto ao Sistema Penitenciário Federal; e categoria Escola, para os estabelecimentos de ensino da rede pública que desenvolverem atividades de sensibilização e mobilização escolar juntamente com a comunidade local.

O concurso tem como parceiros o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Unidime) e a Receita Federal do Brasil. Vale ressaltar que os participantes em situação de privação de liberdade que desenvolverem as atividades de elaboração da redação num período de 12 horas, terá a remissão de um (01) dia de pena.

As inscrições podem ser feitas neste link, onde podem ser consultados o regulamento e informações gerais do Concurso. Para tirar dúvidas, o candidato pode encaminhar um e-mail para dpunasecolas@dpu.gov.br.

Enviar para impressão