Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de agosto

Professores e alunos do Ensino Médio da rede pública de todo o Brasil podem inscrever projetos na 4ª edição do prêmio “Respostas Para o Amanhã”. Realizada pela Samsung e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), a premiação tem por objetivo desafiar os jovens a propor ideias e a implementar planos criativos, que solucionem problemas da comunidade onde vivem, por meio da aplicação dos conceitos de Ciências da Natureza e Matemática aprendidos em sala de aula.

Gratuitas, as inscrições vão até 14 de agosto e podem ser feitas pelo site do Prêmio. Podem concorrer professores de Biologia, Física, Química e Matemática ou outras disciplinas relacionadas às áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias, que lecionem no Ensino Médio, em escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal.

De acordo com o regulamento, para inscrever os projetos, os professores na condição de orientadores, coordenadores e representantes de turma devem acessar o portal do prêmio e informar os seus dados cadastrais, da escola e da turma participante. Em seguida, ler e aceitar o regulamento e clicar no botão “CONFIRMAR INSCRIÇÃO” para que o sistema gere um código, que será enviado por e-mail e servirá de comprovante de inscrição. O detalhamento do projeto poderá ser enviado até às 23h59min do dia 29 de agosto de 2016, no mesmo endereço.

A seleção dos projetos ocorrerá em 3 etapas – regional, on-line e nacional. Na primeira fase, serão escolhidos 25 trabalhos, após avaliação de uma comissão, considerando os seguintes critérios:

- A contribuição para a formação de jovens comprometidos com os princípios de sustentabilidade local e global, e de melhoria das condições de vida na comunidade;
- A compreensão dos conhecimentos científicos por meio da investigação, experimentação e proposição de soluções para uma vida sustentável;
- A participação democrática dos alunos nos processos de adesão, formulação, desenvolvimento e apresentação do Projeto.
Na segunda etapa, que vai do dia 27 de novembro a 03 de dezembro, o público poderá votar pelo portal da premiação e escolher, entre os 25 selecionados anteriormente, os 5 melhores de cada região do país.

Já na etapa nacional, a comissão julgadora também selecionará, entre os 25 melhores da fase regional, 05 projetos, não necessariamente um de cada região. O resultado desta fase será divulgado dia 05 de dezembro, na página da premiação.

Premiação

Os contemplados na primeira etapa receberão notebook Samsung, no valor de R$ 2.300,00, com processador Intel®; tela 15 polegadas, 4GB de Memória RAM ou similar. Na segunda fase, os selecionados serão premiados com o troféu simbólico “Projeto Vencedor pelo Júri Popular” e, na última, com 10 notebooks, sendo 01 unidade destinada a cada professor das turmas responsáveis pelos 05 projetos selecionados e 01 para cada diretor das respectivas instituições de ensino.

Na etapa nacional, também serão entregues 225 tablets Samsung, com wi-fi, tela de 9.6 polegadas, no valor unitário de R$ 1.000,00 (um mil reais), sendo 01 unidade destinada a cada aluno responsável pelos 05 (cinco) projetos escolhidos.

Sobre o prêmio

Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, o ‘Respostas para o Amanhã’ já mobilizou mais de 64 mil estudantes, 4.500 professores de mais de 2.300 escolas de todo o Brasil. Nos anos de 2014 e 2016, Minas Gerais ficou dentre os cinco vencedores regionais da Região Sudeste, respectivamente, com projetos da escola de Escola Estadual Prefeito Walter Trezza, de Maripá de Minas, e da Escola Estadual de Abre Campo, localizada na cidade de Abre Campo.

A premiação conta com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Rede Latino-americana de Organizações Sociais para a Educação (REDUCA), entre outros parceiros regionais e locais.

Enviar para impressão