Competição é uma parceria das secretarias de Estado de Educação (SEE); Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) e de Esportes (SEESP)
As Escolas Estaduais João XXIII e Professora Haydée de Souza Abreu receberam a premiação do Desafio Minas Olímpica e Paralímpica. Campeãs na categoria “Mais Curtidas”, o prêmio foi entregue pelo Secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda, à diretoria e estudantes das duas escolas, localizadas, respectivamente, nas cidades de Ipatinga e Timóteo. A competição é fruto de parceria das secretarias de Estado de Educação (SEE); Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC) e de Esportes (SEESP).
Com o tema “O Espírito Olímpico e Paralímpico não combinam com o Trabalho Infantil e a Violência Social”, o desafio contou com a participação de vários alunos matriculados nos ensinos Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na página do Desafio no Facebook, foram inseridas 465 postagens e gerados 6.105 compartilhamentos. Durante todo o período do concurso, a página recebeu mais de 34 mil interações diretas, atingindo quase 365 mil pessoas.

Para participar, eles tiveram que produzir uma foto que representasse os valores olímpicos e paralímpicos e uma frase relacionando-a ao enfrentamento do trabalho infantil ou da exploração sexual de crianças e adolescentes. Além da categoria “Mais Curtidas”, três escolas consagraram-se vencedoras na categoria “Melhor Avaliada” – fotos e frases escolhidas pela Comissão Organizadora. Confira aqui o resultado.
As escolas foram premiadas com um kit esportivo – 1 jogo de camisa completo tamanho adulto, 1 jogo de camisa completo – tamanho infantil, 1 bola de futebol de campo adulto, infantil, 1 bola de futsal adulto e uma infantil, 1 bola de handebol H3 e 2 redes de vôlei.
“Os estudantes e toda a comunidade escolar estavam animados em participar e marcar presença nas Olímpiadas 2016 que, pela primeira vez, aconteceram no Brasil. Ficamos muito felizes em ser uma das escolas vencedoras do desafio”, conta Maristela Souza Andrade, diretora da Escola Estadual João XXIII.
Movimentando toda a comunidade escolar, a instituição de Ipatinga venceu com uma imagem de todos os estudantes reunidos na quadra e com a frase: “Assim como as Olimpíadas e as Paralimpíadas trazem para os atletas valores essenciais para a vida, nós, da Escola Estadual João XXIII, juntamente com o estado de Minas Gerais, estamos unidos para lutarmos com respeito, determinação, coragem e igualdade contra o trabalho infantil e a violência sexual, garantindo às crianças e aos adolescentes seus direitos”.

Já a escola Professora Haydée de Souza Abreu, conquistou o desafio com uma foto dos alunos simulando a evolução humana e a frase “Seja a evolução. Trabalho infantil é passado. Esporte é futuro. Pratique-o!". Segundo a vice-diretora, Isaura Rocha Marinho, todos se empenharam para garantir fotos na rede social. “O nosso grupo é muito unido e montamos estratégias. Os estudantes marcaram todos os colegas e compartilharam a imagem para outras pessoas curtirem”, explica.
De acordo com Isaura, o material já está sendo utilizado pelos alunos. “Usamos as camisas nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). Além disso, não tínhamos rede de volêi e o kit supriu nossa necessidade”, comenta. Na última semana, a escola foi campeã do JEMG, no handebol feminino, categoria 2000 e 2001. Depois de vencerem as escolas de Coronel Fabriciano e Ipatinga e conquistarem a medalha de ouro, as estudantes disputarão a etapa regional, na cidade de Caratinga.
Além das escolas, o Desafio Minas Olímpica e Paralímpica também premiou grupo de alunos vencedores com uma bola de futebol de campo adulto e uma bola de futebol de campo infantil. Já os professores orientadores receberam um kit Minas 2016, com uma bolsa, um encarte dos centros de treinamento olímpicos estaduais e um pen drive.
Por William Campos Viegas (ACS/SEEMG)