Encontro serviu para ouvir gestores, esclarecer dúvidas e apresentar ações e metas para 2017

O secretário adjunto da Educação de Minas Gerais, Wieland Silberschneider, abriu na tarde de quarta-feira (07/06), no auditório do Colégio Cristo Redentor Academia de Comércio, em Juiz de Fora, o encontro com 94 diretores de escolas de 30 municípios que compõem a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora, e oito de Leopoldina.

A reunião foi parte da agenda do Fórum Regional Território da Mata, que acontece nesta quinta-feira (08/06), no Expominas de Juiz de Fora. O Fórum é uma ação promovida pelo governo do Estado para apresentar programas das secretarias estaduais e do governo nos 17 Territórios de Desenvolvimento do estado de Minas e ouvir sugestões da população no sentido de planejar e conduzir as políticas públicas da gestão. Na jurisdição da Educação, o Território da Mata reúne as Superintendências Regionais de Ensino de Juiz de Fora, Barbacena, Carangola, Caxambu, Leopoldina, Muriaé, Ponte Nova e Ubá.

O Secretário Adjunto Wieland abriu os trabalhos no encontro com diretores das escolas estaduais de Juiz de Fora e Leopoldina. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Estiveram presentes na abertura do encontro, também representando a secretária Macaé Evaristo, os subsecretários de Gestão e Recursos Humanos, Antônio David Junior, e de Informações e Tecnologias Educacionais, Mara Cristina; a coordenadora das SREs, Clélia Márcia Costa e o assessor Wladmir Coelho.

Em sua fala, o secretário-adjunto analisou a atual conjuntura no país e suas repercussões na gestão do estado, o financiamento de políticas públicas e a condução dos programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).
Wieland discorreu sobre os desafios da educação no processo de construção de um novo modelo de desenvolvimento, que requer planejamento e aplicação de tecnologias cada vez mais avançadas, e de processos que tornem o aprendizado mais atraente à juventude. “Precisamos compreender quais são os impedimentos para os avanços de nossas crianças e jovens nos processos avaliativos e quais iniciativas contribuem para a melhoria do processo de construção de um projeto de vida dessa juventude ”.

O secretário-adjunto falou dos polos de educação integral (Escolas Polem), propostos pela atual gestão da Secretaria de Educação. “Precisamos refletir sobre o que queremos e quais nossas estratégias para ocupar o espaço de uma escola integral”. E convidou os presentes à reflexão sobre o que a escola e a “natureza da integralidade da educação podem e devem trazer nesse momento para o desempenho desses jovens”.

O subsecretário Antônio David apresentou a evolução dos processos administrativos e funcionais desde o início da atual gestão, em 2015, em especial no Território da Mata, e as metas para até 2018. Ele falou dos esforços do governo em estabelecer um quadro de servidores estáveis na educação, principalmente no de professores. “Nossa meta é que até o fim dessa gestão tenhamos um número maior de efetivos do que designados”.

Subsecretário Antônio David apresentou os números da gestão da Educação em Minas e no Território da Mata. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Segundo números apresentados pelo subsecretário, dos 45.080 servidores da educação nomeados desde 2015, 82,3% são professores. Destes, 3.664 são do Território da Mata. Entre 2015 e maio de 2017, houve 53.260 progressões na Educação em toda Minas Gerais, sendo 38.462 ordinárias, 8.150 de vantagem pessoal e 6.648 pós estágio probatório. No Território da Mata foram 2.634 progressões.

Os dados da subsecretaria indicam que em 2014 o Território da Mata contava com 4.703 professores efetivos. Até maio de 2017 esse número saltou para 6.396, um aumento de 40,7%. O número de designados apresentou, no mesmo período, uma baixa de 14%, de 11.760, para 10.118.

Tecnologias

A subsecretária Mara Cristina Santos esclareceu sobre as novas tecnologias implantadas pela SEE, entre eles o Diário Escolar Digital, os sistemas de designação online e da importância da exatidão nas informações que compõem os sistemas avaliativos e de dados lançados pelas escolas no processo de planejamento, criação e consolidação das políticas públicas para a Educação.
Mara falou sobre a importância do uso das tecnologias no propósito do governo e da SEE em tornar os processos avaliativos, administrativos e pedagógicos cada vez mais transparentes e da disposição das equipes em ouvir sugestões que contribuam para melhorar esses sistemas.

Subsecretária Mara Santos falou sobre tecnologias educacionais. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

No final da exposição do secretário adjunto e subsecretários, abriu-se um amplo debate no auditório com os presentes. A superintendente regional de ensino de Juiz de Fora, Fernanda Moura, anfitriã do evento, elogiou a iniciativa da atual gestão da SEE em “visitar os territórios, levar suas propostas e ouvir as sugestões daqueles que estão na ponta da educação”.

O diretor da SRE Leopoldina, Sidilúcio Ribeiro Senra, agradeceu à equipe da SEE por “promover o diálogo franco e aberto, se deslocando até o território para uma conversa sem qualquer restrição. Não sanearemos aqui todas as pendências, mas saímos com a certeza que as portas estão abertas ao debate de ideias e propósitos”.

A equipe da Secretaria de Educação participou de roda de conversa com diretores das escolas estaduais. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Maria Elizabete Delgado, diretora da Escola Estadual Almirante Barroso, classificou como “excelente essa proximidade dos gestores da SEE conosco. Tenho dez anos como gestora e é a primeira vez que trabalhamos com essa facilidade de acesso”.

A equipe da SEE participou na manhã desta quinta-feira da abertura com o governador Fernando Pimentel, do Fórum Regional da Mata e durante todo o dia prestou esclarecimentos e apresentou seus projetos no estande da SEE no Expominas Juiz de Fora. À tarde o Secretário Adjunto de Educação participa de encontro com secretários municipais de educação da região.

Por Elian Oliveira (ACS/SEEMG)

Enviar para impressão