Em agenda no município de Montes Claros, para participar da nova etapa dos Fóruns Regionais de Governo, a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, se reuniu com diretores, especialistas e professores da rede estadual de ensino, dos anos finais do ensino fundamental e de ensino médio, das escolas que integram a jurisdição da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Montes Claros. O encontro, que serviu como espaço de escuta e diálogo, aconteceu na última sexta-feira (02/05), no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro e contou com a participação de mais de 200 servidores.

A secretária iniciou o encontro falando sobre alguns pontos que são fundamentais para uma aproximação maior com as escolas, desde questões mais amplas sobre a educação no Brasil, até assuntos referentes às atividades da rotina das escolas. “Este momento é um espaço para escutar e dialogar. Não faz sentido existir uma estrutura de Secretaria de Estado e das Superintendências Regionais de Ensino, se esses não forem capazes de fazer um assessoramento e um acompanhamento estratégico e solidário junto às nossas escolas”, comenta.

Cerca de 200 profissionais da rede estadual de educação participaram do encontro no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro.

Macaé destacou que a escola é uma das intuições fundamentais na construção política de proteção social de crianças e adolescentes. Ela convocou os educadores a pensar em formas inovadoras para garantir a permanência destes jovens nas unidades e para trabalhar na aprendizagem. “Devemos refletir muito sobre o método pedagógico utilizado e de que forma podemos melhorar, acompanhar e observar os resultados dos estudantes. Temos à disposição o Sistema de Monitoramento da Aprendizagem, ferramenta que permite acompanhar de perto as turmas e alunos, com o objetivo de melhorar o aprendizado”, aponta a secretária.

A especialista em Educação Básica Cibele Mota, da Escola Estadual Zinha Prates, em Montes Claros, contou que, em 17 anos como servidora da Educação no Estado, esta foi a primeira vez que teve a oportunidade de dialogar com a secretária de Educação. Ela levou para a discussão demandas relativas ao cargo de especialista em educação, função que tem importância significativa no funcionamento da unidade escolar. Macaé destacou o esforço do Governo do Estado em nomear mais especialistas para as escolas mineiras. “Em dois anos e meio de gestão, só na região Norte, já nomeamos 143 especialistas. Esse número apresenta o nosso comprometimento com essa função. A coordenação pedagógica é fundamental no quadro efetivo das unidades. Sobretudo, temos feito um esforço enorme de forma a melhorar progressivamente a remuneração dos profissionais da educação no Estado”, ponderou.

Já Adriana Rodrigues, diretora da Escola Estadual São Gonçalo, que fica dentro da penitenciária do município de Francisco Sá, disse que o momento foi muito proveitoso. “Sabemos do compromisso da Secretária em melhorar a educação. Esperamos que todos os relatos aqui feitos, anseios e as nossas vontade sejam levadas em conta para que possamos contribuir para uma educação de qualidade”, afirma.

A Secretária de Estado Macaé Evaristo dialogou com a comunidade escolar sobre as principais necessidades da educação na região.

O superintendente regional de ensino de Montes Claros, Roberto Jairo Torres, disse que o encontro foi um momento de estreitar relações. “Muitas vezes, o diretor não vê que ele também faz parte da Secretaria de Estado de Educação. Estes momentos são importantes para que as ações sejam pactuadas e para que o diálogo seja permanente. Dessa forma, estamos mais próximos de atingir o nosso objetivo de criar uma educação de qualidade”, conclui.

Durante o encontro, foi entregue para a Secretária um documento com reivindicações, anseios e as principais necessidades da educação na região. Estiveram presentes no encontro as superintendentes de Avaliação Educacional, Geniana Guimarães, e de Pessoal, Margareth Caldas; a coordenadora das SREs, Clélia Costa; e os assessores da Subsecretaria de Desenvolvimento Educação Básica, Ermelindo Caetano, e da Subsecretaria de Administração do Sistema Educacional, Giziane Rangel. 

Por Eric Abreu (ACS/SEEMG)

Enviar para impressão