Evento reunirá representantes de instituições governamentais e da sociedade civil para debater os desafios da EJA no estado
Entre os dias 24 e 28 de maio, a Secretaria de Estado de Educação (SEE), por meio da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DEJA), promove o 1º Encontro Mineiro sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos. Realizado em parceria com o programa de extensão Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o Fórum Mineiro de EJA, o evento acontece no Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte.
“A ideia é aprofundar a discussão sobre os desafios que o estado, município, escolas e a educação superior enfrentam para melhor qualificar a oferta, o acesso, a permanência e o êxito da escolarização na EJA”, explica Thiene Ferreira, diretora da Educação de Jovens e Adultos da SEE.
Um dos desafios da Educação de Jovens e Adultos no estado é lidar com a evasão escolar. “A mudança de horário das aulas, que agora iniciam às 19 horas, amenizou essa situação. No entanto, o número de alunos, que muitas vezes ainda é baixo em algumas escolas, contribui para a evasão, pois temos que remanejá-los para outros locais, que podem ser distantes de suas residências”, relata Thiene, acrescentando que a SEE está atuando para aumentar o número de estudantes e manter as aulas permanentes.
Segundo Thiene, o encontro receberá representantes de várias instituições governamentais e da sociedade civil. “Reunimos pessoas que analisam, pesquisam e vivenciam a Educação de Jovens e Adultos. Dessa forma, além de objetivar fortalecer as ações voltadas para a EJA, pretendemos construir estratégias que favoreçam o intercâmbio de experiências exitosas e a socialização de alternativas para aprimorar essa modalidade de ensino”, destaca.
Além de representantes do Fórum Mineiro de EJA, Programa Fórum Metrô e da SEE, o evento contará com a presença de estudantes, professores, gestores e formadores das redes estadual, municipais, federal e privada; instituições de educação superior, da educação popular; entidades do terceiro setor; Ministério Público; Poder Legislativo; organizações sindicais, populares e não-governamentais.
A programação envolve atividades culturais, conferência, mesa-redonda e grupos de trabalhos (GTs) que discutirão, entre outros temas, a EJA e o mundo do trabalho, EJA nas prisões, Gênero na EJA e Políticas Públicas para essa modalidade de educação. “Tudo o que for discutido no encontro resultará em um documento que pautará a política de EJA a ser defendidas pelos fóruns em Minas Gerais”, pontua a diretora.
A UFMG disponibilizará certificados para aqueles que participarem de todos os dias do 1º Encontro Mineiro sobre Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Por William Campos Viegas