Evento para apresentação do projeto reuniu várias autoridades estaduais e municipais na Fundação Helena Antipoff
Dando continuidade ao “Maio Amarelo, uma campanha do Projeto Vida no Trânsito”, a coordenadora de Saúde na Escola da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Silvana Campos, representou a secretária Macaé Evaristo, na última quinta-feira (18/05) na Fundação Helena Antipoff, na apresentação do projeto de um Espaço de Convivência para Educação no Trânsito. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem – DEER e será construído em terreno cedido pela Fundação.
Participaram do evento, alunos e professores de escolas municipais de Ibirité e estaduais que compõem o Polo de Educação na Fundação. Policiais da Polícia Militar e do Batalhão de Trânsito levaram uma pequena réplica de uma transitolândia e apresentaram uma peça sobre segurança no trânsito. Algumas escolas também fizeram apresentações sobre a temática.
Silvana Campos falou da parceria entre as secretarias de Educação, Saúde, DEER e Fundação Helena Antipoff. “Desde o ano passamos vimos construindo uma pauta de qualificar e ampliar as possibilidades de aprendizado da convivência no trânsito. Esse espaço vai contribuir muito com toda a comunidade escolar e a população em geral”.

Conhecido também como Transitolândia, o espaço de 900 metros quadrados abrigará réplica de uma cidade, com equipamentos urbanos e sinalização, simulando situações vividas no dia a dia das pessoas, no que diz respeito à circulação no meio urbano. “A ideia é criar um espaço lúdico, onde a criança aprenda brincando sobre o que é trânsito, como se comportar, quais os perigos e a importância da gentileza no trânsito”, explicou a arquiteta Marília Malard, que assina o Projeto.
As crianças encontrão um circuito, com pistas equipadas de sinalização e da legislação de trânsito que indiquem situações, aplicáveis ao entendimento infantil, como semáforo, cruzamentos, travessias com faixas, interseções, passarelas, ruas com mão e contramão, entre outras ferramentas. Para o prefeito de Ibirité, William Parreira, a aquisição é de suma importância para a população local. “Não mediremos esforços para fortalecermos essa parceria para que esse projeto se torne realidade o mais breve possível”.

Roseli Fantoni, coordenadora da Educação para o Trânsito do DEER, falou sobre o processo de parcerias que chegou ao projeto da Transitolândia. “Os dados estatísticos mostram que as crianças estão entre as mais vulneráveis nos acidentes de trânsito. A partir de 2016, tivemos a inciativa, junto com Secretaria de Educação, de capacitar os professores para trabalhar o tema trânsito. Depois foram os educadores da rede municipal de Ibirité”, lembrou ela. Segundo Fantoni, o espaço de convivência servirá para colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e ao mesmo tempo estará aberto à comunidade, que poderá utilizar também como área de lazer.

Transitolândia
Lançado em 1984, o “Transitolândia” já levou informações sobre segurança no trânsito para 1,6 milhão de pessoas. Atualmente, cada policial militar da seção realiza cursos periódicos de educação infantil em trânsito, e, além disso, é incentivado constantemente a buscar treinamentos em áreas artísticas, como música e teatro.
Vida No Trânsito
Em Minas Gerais, a gestão do Projeto Vida no Trânsito é da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (CVDANT). Em 2016, foi formado o Comitê Intersetorial, que desempenha papel consultivo e deliberativo sobre as ações do projeto no estado, além de ser um meio articulador das atividades de cada instituição envolvida sobre as temáticas trânsito e transporte.
Maio Amarelo em Minas Gerais
Com a proposta de reduzir as mortes no trânsito e que cada cidadão é responsável por mudar esse cenário, a SES-MG, pelo 2º ano consecutivo, desenvolve a campanha “Maio Amarelo”. Neste ano, serão distribuídos para as 28 Unidades Regionais de Saúde, 30 mil cartazes, 400 mil folders e 400 mil adesivos com informações e orientação sobre o tema. Na internet, o site ww.saude.mg.gov.br/vidanotransito foi criado especialmente para o cidadão consultar informações sobre práticas saudáveis no trânsito.
