Estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano estão isentos da taxa de inscrição. Provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro.

Termina hoje, dia 19 de maio, às 23h59, o prazo para inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017. O pagamento da taxa de inscrição, de R$ 82, prossegue até o dia 24 de maio, respeitando o horário de compensação bancária. Segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 11h desta sexta-feira, o sistema registrava 6.194.034 inscrições. O Inep reforça que o prazo não será prorrogado. A edição do ano passado apresentou 9,2 milhões de inscritos.

A Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação (SEE) encaminhou, na última semana, para as escolas estaduais de Minas Gerais uma carta com orientações aos estudantes para auxiliar aqueles que realizarão o Exame este ano. Ao longo do ano, as escolas estaduais realizarão simulados com objetivo de testar os conhecimentos e preparar os alunos para o teste. Em outubro, também haverá um simuladão nos mesmos moldes e condições do exame real para que os alunos possam testar suas condições físicas para enfrentar o exame.

Os candidatos devem ler atentamente todas as informações do edital – acesse-o aqui –, seus anexos e atos normativos. Em seguida, se inscrever pelo site www.enem.inep.gov.br/participante.

Isenção

Estão isentos de pagamento os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017; os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50. Os candidatos com deficiências, déficit de atenção, dislexia, dentre outros, poderão solicitar atendimento especial ou tempo adicional de prova no ato da inscrição, com apresentação de laudo médico.

Os resultados do Enem 2017 poderão ser usados em processos seletivos para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu); para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni); e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O exame não servirá mais para certificar o ensino médio, função que voltará a ser do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Provas

Neste ano, as provas serão realizadas em dois domingos consecutivos – nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, os concorrentes farão provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Já no segundo, 12 de novembro, serão aplicadas provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados até o terceiro dia útil seguinte ao de realização dos últimos testes, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e no aplicativo oficial do Enem.

Enviar para impressão