120 gestores de escolas dos 28 municípios se reuniram no salão nobre do Conservatório Estadual
Fortalecer a gestão democrática primando pela qualidade de serviços prestados foi o propósito de encontro realizado pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Varginha, na terça-feira (16/05) no salão nobre do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga, em Varginha. Os 120 gestores, representando os 28 municípios sob jurisdição da SRE, discutiram, trocaram experiências e esclareceram dúvidas sobre diário eletrônico, prevenção de ilícitos administrativos, novas nomeações, acompanhamento de obras e prestação de contas.
O supervisor de atendimento escolar, Wander de Carvalho Destefani, esclareceu dúvidas sobre o diário eletrônico e explicou como a ferramenta facilita a visualização, pela equipe gestora da escola, do seu desenvolvimento, do aproveitamento dos estudantes, permitindo planejar, reorganizar e construir planos de trabalho da escola.
A coordenadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), Telma Albas Xavier e Silva, falou sobre a importância do e-mail institucional, sobre a correspondência como garantia de segurança de informação e controle da comunicação. Analistas da Diretoria Educacional repassaram orientações sobre os diversos projetos que estão sob a sua responsabilidade e a Comissão Processante, composta pelos inspetores escolares Paulo Leandro de Carvalho e Carla Cristina da Fonseca Reis, além da analista educacional Aline Rodrigues Totti, falaram sobre prevenção de ilícitos administrativos. A diretora de pessoal Rosa Mônica Sarto e o diretor administrativo e financeiro Marcelo de Castro Ávila orientaram sobre os assuntos de pertinentes a cada uma das diretorias.

O superintendente Erivelton Giovani Ramos considerou “muito positivo o encontro e seus resultados”. Segundo Giovani, foi adotada uma nova dinâmica. “Em outras ocasiões, os diretores faziam perguntas durante as apresentações dos palestrantes, às vezes com questões muito específicas da unidade escolar, interrompendo por diversas vezes as apresentações. Nesse encontro foram distribuídos cartões aos participantes que preencheram com perguntas. Uma servidora da SRE fez a seleção de perguntas e classificou as gerais e específicas. Aquelas que envolviam assuntos pertinentes a todos foram respondidas após as apresentações e as específicas foram condensadas e estamos elaborando um quadro de orientações gerais a serem distribuídas a todas as escolas. A iniciativa foi muito elogiada pelos presentes”, concluiu o diretor.
“Os assuntos abordados foram muito pertinentes. Os expositores foram felizes em suas colocações. O encontro com certeza trouxe muito proveito para todos os diretores presentes”, disse o diretor da Escola Estadual Padre Picinnini Paraguaçu, José Roberto Tomé, presente no encontro.