No próximo domingo, dia 21, mais de 25 mil professores participam das provas do concurso público realizado pelo Governo de Minas. O concurso atende a reivindicação da categoria e contribui para a manutenção do quadro de pessoal das escolas, possibilitando continuidade dos projetos e melhoria da qualidade do ensino.
Os 29.235 candidatos disputam 8.839 vagas distribuídas nas áreas de Biologia, Matemática, Química e Física, em todas as 46 Superintendências Regionais de Ensino. Em 2005 O Governo irá realizar concurso para as demais áreas. Concorrem na área de Biologia 8.635 professores; 3004 para Física, 14.401 para Matemática e 3.195 para Química. Em Belo Horizonte, nas Metropolitanas A, B, e C são 1324 candidatos para as 106 vagas de Biologia, 468 para as 207 de Física, 1624 para as 188 de Matemática e para concorrer às 146 vagas de Química se inscreveram 384 candidatos.
As provas serão realizadas de 8h30 às 12h30, no município-sede da Superintendência Regional de Ensino que engloba o município para o qual o candidato se inscreveu. Serão 40 questões objetivas, sendo 12 de conhecimentos gerais e 28 de conhecimentos específicos. Cada questão vale 2,5 pontos, somando 100 pontos no total. Para ser aprovado, o candidato terá que acertar, no mínimo, 60% da prova.
Os gabaritos serão publicados no dia 23 de novembro, no jornal Minas Gerais e no site www.educacao.mg.gov.br. O período para recursos relativos às provas é de 24 a 30 de novembro, e o resultado será publicado até o dia 14 de dezembro. A classificação sairá no dia 18 de dezembro. Os recursos contra a classificação poderão ser protocolados até o dia 24, nas Superintendências Regionais de Ensino. O resultado final do concurso sairá no dia 30 de dezembro.
Habilitação
Os candidatos aprovados deverão comprovar curso superior de Licenciatura Plena de habilitação específica, ou equivalente, reconhecido pelo Ministério da Educação. As atribuições do cargo de Professor da Educação Básica – PEB Nível II Grau A está de acordo com o Plano de Carreira dos profissionais da educação, sancionado no dia 5 de agosto deste ano (Lei nº 15.293).
Para os candidatos aprovados, a remuneração prevista no edital corresponde a R$ 660,00, composta pelo vencimento básico, acrescido da gratificação de incentivo à docência, do abono salarial e de parcela remuneratória complementar – PRC, até que seja publicada a tabela de vencimento básico prevista pelo Plano de Carreira. A carga horária do cargo é de 24 horas semanais, a ser cumprida nas escolas da rede estadual. Até dezembro, representantes do Governo e dos professores discutem formas e prazos de incorporações da PRC e do abono salarial a fim de permitir a composição da tabela.
Secretaria de Estado de Educação
Assessoria de Comunicação Social