Em Ituiutaba, representantes de turma, de grêmios escolares e professores promoveram roda de conversa com secretária Macaé Evaristo
A participação estudantil como direito garantido por lei e o fomento à organização dos estudantes sobre todas as formas foram temas em destaque durante roda de conversa realizada em Ituiutaba, município que integra o Território Triângulo Norte. Professores e estudantes do ensino fundamental e médio de escolas da região participaram do debate com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, e representantes das diversas áreas da Secretaria de Estado de Estado (SEE): os subsecretários de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça; de Administração do Sistema Educacional, Deise Monteiro; de Gestão de Recursos Humanos, Antônio Davi Junior; e a diretora de Juventude, Priscylla Ramalho.

O encontro aconteceu na quinta-feira (4/05), no campus de Ituiutaba da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), durante o Fórum Estadual do Triângulo Norte. Esse, que foi o primeiro de um total de oito desta segunda fase dos Fóruns Regionais de Governo, é parte da agenda do Governo de Minas Gerais para levar ações e serviços das diversas secretarias, agências e órgãos estaduais, em todos os territórios de desenvolvimento do Estado, e ouvir sugestões das comunidades.
Falando para mais de 60 representantes de estudantes e professores, com presença predominante de alunas, Macaé Evaristo destacou que a escola, onde se concentra o maior número de jovens, “é a referência ideal para se discutir políticas para a juventude”, a qual deve se apropriar desse espaço, e ampliá-lo. “Em Minas, temos mais de um milhão de estudantes, e a presença aqui neste encontro é a plena demonstração da disposição desses garotos e garotas em participar, opinar, se organizar e mobilizar para transformar”, disse Macaé.
A secretária propôs a realização de uma conferência da Educação, com ampla participação popular, tendo como protagonistas as juventudes, para discutir diretrizes para o Ensino Médio. A diretora de Juventude Priscylla Ramalho reiterou que o fomento à participação juvenil deve estar presente em todos os campos. “Não é presença somente nos movimentos políticos, mas nas questões relativas ao dia a dia da escola, nos conteúdos programáticos, no uso das mídias e muitos outros espaços a serem explorados além das salas de aula”, apontou Priscylla.
A diretora de juventude ressaltou a importância da produção de mídia como forma de comunicação entre alunos de diversas escolas. Citou como exemplo as “Rádios-Escola”, resultado do programa MidiAção, da coordenação de Educação Integral, com o objetivo de capacitar e orientar alunos e professores sobre uso de equipamentos e na produção de conteúdo e programação para rádio, que vem funcionando ou em implantação em escolas de diversas regiões. “Trata-se de um exemplo de como, com poucos recursos, podemos mandar nosso recado”, declarou.
Representantes
Segundo Priscylla, o ano de 2017 será um marco para a educação em Minas, no que diz respeito à representação dos estudantes no universo escolar. As escolas estaduais estão em processo de discussão e escolha de representantes de turma, do qual serão definidas duplas, de cada escola, para representá-los no âmbito de cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
O encontro foi muito produtivo, com grande demonstração de interesse e participação por parte dos jovens presentes, segundo Maria José da Silva Paula, superintendente da SRE Itutiutaba. Ela se declarou “otimista” com as iniciativas de diálogo promovidas pelo governo do Estado e Secretaria de Educação. Disse que em seus 42 anos dedicação à educação, “pela primeira vez senti a importância do acolhimento promovido pelo Órgão Central em visitar nossa região”. Segundo a superintendente, o fato de uma secretária de Estado se sentar lado a lado a estudantes, professores e profissionais da educação e discutir “em plano de igualdade as realidades, anseios, propósitos de cada quadro é inédito na Educação em Minas”.

Alisson Assis Silva, professor de Artes nas escolas estaduais Governador Israel Pinheiro e Coronel Tonico Franco, em Ituiutaba, considera que a escola continua “muito engessada em princípios ultrapassados, e que esse momento de abertura, de participação, de convivência democrática é muito novo para todos. Num universo onde as práticas políticas são muito demarcadas, a abertura de espaços de participação para a juventude é inovadora”.

Muito empolgado, Eduardo Borges Barbosa, 14 anos, que cursa o 9º ano na Escola Estadual João Pinheiro, contou que participou pela primeira vez de um encontro com tamanha amplitude. Durante o evento, emitiu opiniões, fez sugestões e declarou ser candidato a representante de turma em sua escola. “O processo está em andamento com todas as turmas e quero estar presente e contribuir o máximo com a convivência democrática na minha escola”, concluiu.