As vagas são limitadas e os servidores do órgão central da SEE podem se inscrever até o dia 4 de maio
A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Secretaria de Estado de Educação (SEE) realiza, no próximo dia 8 de maio, a palestra “Plano de Carreiras na Educação”. Direcionada aos servidores que atuam no órgão central da SEE, a atividade, que integra a programação do Ciclo de Palestras 2017, acontecerá, das 10h às 12h, na sala 6 do Prédio Minas, na Cidade Administrativa. As vagas são limitadas a 60 lugares e os interessados podem se inscrever, até 4 de maio, por meio do formulário disponível aqui.
Apresentando um breve histórico do plano de carreira desde sua criação aos dias atuais, o encontro tem como objetivo esclarecer as dúvidas dos participantes. “O plano de carreira da educação passou por uma evolução nos últimos anos para melhor atender as demandas da categoria. Assim, a ideia é garantir aos servidores acesso às informações sobre o plano, para que eles possam contribuir, reivindicar e reconhecer seus direitos”, explica Silvia Andère, Superintendente de Recursos Humanos da SEE.

O evento será aberto pelo Subsecretário de Gestão de Recursos Humanos, professor Antônio David de Sousa Junior, e a palestra ministrada por Denise Cristina Pires, mestre em Administração Pública – Gestão de Políticas Sociais e especialista em Gestão Pública – e analista educacional da SRH. “A proposta é que os servidores compreendam como ocorre o desenvolvimento de sua carreira na educação. Muitos sabem que se trata da lei 15.293, mas quando leem não têm um entendimento correto, por exemplo, de quando e como ocorre o crescimento na carreira, de toda a trajetória e suas implicações ao longo do tempo de serviço”, ressalta Denise.
Atuando na Secretaria de Estado de Educação há 24 anos, Denise lembra que a construção do plano de carreira também depende de cada servidor. “Há aspectos automáticos, mas outros devem ser requeridos, exclusivamente, pelo servidor. Então, é fundamental que estejam ambientados com o plano, para sugerirem mudanças e vislumbrarem um futuro profissional melhor”, pontua.
A palestrante tem experiência em gestão e na implementação de ações voltadas ao desenvolvimento profissional, avaliação de desempenho e promoção na carreira dos educadores da SEE. Denise Cristina Pires também já exerceu os cargos de Diretora de Capacitação de Recursos Humanos e Diretora de Avaliação de Desempenho e coordenou o Projeto de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP).
Ciclo de Palestras
Realizado em parceria com a Subsecretaria de Gestão de Recursos Humanos (SG), o Ciclo de Palestras é fruto de uma demanda dos servidores do órgão. “Fizemos um levantamento em todas as diretorias da SEE e identificamos um anseio dos servidores por cursos e capacitações que, normalmente, não são ofertados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão”, afirma Silvia Andère.
Além da capacitação, o projeto também objetiva destacar o potencial dos próprios servidores, atuando como palestrantes. “Na Secretaria temos pessoas com especialização, mestrado, doutorado, ou seja, com conhecimento amplo em determinado assunto que pode ser repassado para seus colegas de trabalho. É o momento de ligar as pessoas interessadas em aprender e a fonte de conhecimento, que pode fazer essa troca sem custo para a SEE”, destaca a superintendente.
Segundo Silvia, as temáticas dos encontros são diversas. “Vão desde conhecimentos básicos de programas de informática como word e excel, sobre o sistema de avaliação de desempenho, até questões relacionadas aos direitos humanos, das mulheres”, diz. Já foram realizadas palestras sobre Gestão de Projetos e Processos, empoderamento feminino, sobre a legislação e o sistema de avaliação de desempenho (SISAD) e assédio moral.
Os cursos e palestras têm, em média, duração de 3 horas, e todos os participantes e palestrantes recebem, por e-mail, certificado de participação. Interessados em sugerir temas podem enviar e-mail para a SRH.