Alunos ganharam espaço próprio para funcionamento da modalidade de ensino
Um prédio totalmente reformado e adaptado para atender aos estudantes nas ações de Educação Integral. Nesta segunda-feira (17/04), os familiares e os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual do Instituto Agronômico se reuniram para conhecer esse novo espaço, que funciona no polo PlugMinas de Educação Integral, no bairro do Horto, em Belo Horizonte.
Foi uma rápida conversa com representantes de professores e coordenadores das duas escolas, que firmam uma parceria desde 2014. Antes do encontro, os familiares, que compareceram em peso, foram convidados para um almoço com alunos, professores e coordenadores. Eles visitaram as instalações do PLugMinas e participaram de uma roda de conversa para conhecerem melhor e tirarem dúvidas sobre a Educação Integral.

O polo PlugMinas de Educação Integral oferecerá, nos contraturnos, aulas de acompanhamento pedagógico em português e matemática. Para alunos dos anos finais do ensino fundamental, serão quatro aulas por semana para cada matéria. Nas aulas de matemática serão incluídas oficinas de robótica e informática. Intercalados a esses conteúdos, eles terão Esporte e Lazer, Teatro, Dança e Circo, explica a coordenadora de Educação Integral da SEE para o polo PlugMinas, Angélica Cristina de Oliveira Brandão.
A novidade deste ano foi o espaço próprio para funcionamento. Segundo a gerente executiva do PlugMinas, Rosaura Portela, “é o terceiro ano de nossa parceria com escolas no entorno e neste ano todos os meninos e meninas da educação integral terão um prédio próprio, como referência, com salas pintadas e adaptadas, onde poderão desenvolver atividades pedagógicas de forma lúdica, e através, da convivência, fortalecer a formação humana”.

Elza Helena de Almeida, diretora da Escola Estadual do Instituto Agronômico, destacou a importância da parceria entre as duas instituições. “É um espaço que faltava em nosso prédio e será muito bem aproveitado. Além dos reforços de aulas de português e matemática, os jovens terão outras atividades que reforçam a produção na escola regular”. A escola atende 546 alunos do Ensino Fundamental.
Segundo o professor de Esporte e Lazer, Ronaldo Freitas de Oliveira, o PlugMinas oferece uma “excelente infra estrutura para a prática de esportes diversificados, já que nossa escola conta apenas com uma pequena quadra”.
Maria das Graças Fontes Lara, professora de português, a proposta da Educação Integral “já é motivadora por si só, por se tratar de oportunidade de atividades lúdicas, interessantes para formação do aluno”.

Júnia Maria Xavier e Olívia Cristina Oliveira são avó e mãe de Ítalo Johanes de Oliveira Demétrio, 13 anos, estudante do 7º ano da escola. Ambas fizeram questão de participar do encontro. “Saímos maravilhadas. Estou convencida de que foi a melhor escolha para meu filho”, disse Olívia, que é acompanhante escolar.

A faxineira Jacqueline Elias, mãe de Vitor Alexandre, 15 anos, do 9º ano, confirmou a presença do filho pelo segundo ano. “Antes ele ficava sozinho em casa e eu morria de preocupação. Agora saio para trabalhar e sei que o deixei em espaço saudável e que oferece muitas oportunidades. Além do mais, chego em casa e sei que as 17h30 ele já está lá’.