Evento é realizado na Faculdade de Educação da UFMG e conta com a participação de 300 professores das Escolas do Campo de MG
Na manhã desta terça-feira, 23 de março, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) deu início às atividades do 1º Seminário do Curso de Formação Continuada de Educadores: Escola da Terra - MG. O evento reúne, até amanhã (24/03), no auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), 300 professores, formadores, tutores e coordenadores das Escolas do Campo de 10 municípios mineiros. “Com a formação desses profissionais, pretendemos melhorar as condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo”, explica a Coordenadora Estadual da Educação do Campo e Educação Indígena da SEE, Érica Fernanda Justino.
Ação do Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO), o Escola da Terra é realizado pela UFMG, em parceria com a SEE, Ministério da Educação (MEC) e municípios mineiros. “A formação é direcionada a professores que atuam em classes multisseriadas nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nas escolas do meio rural”, explica Érica.
De acordo com Érica, nos dois dias de evento, os profissionais, além de conhecerem a estrutura do Programa, participarão de palestras, oficinas e atividades culturais. “Orientações sobre produção textual, audiovisual e prestação de contas do Programa; grupos de trabalho por município para construção do Plano de Ação Pedagógica (PAP) para atuação com os cursistas”, exemplifica a coordenadora do Programa em Minas.
Haverá, também, uma turma de formação com foco na gestão democrática e organização das escolas do campo. “É uma ação relevante, pois o estado possui cerca de 7 mil professores atuando no meio rural que, muitas vezes, não têm consciência da especificidade do seu trabalho. Assim, a formação continuada vai contribui para que as escolas possam assumir sua identidade e atender as demandas e as especificidades dos sujeitos do campo”, ressalta Érica.
Participam do Seminário, professores e demais profissionais dos municípios de Itamarandiba, Minas Novas, Ubaporanga, Caratinga, Bonito de Minas, Coração de Jesus, Novo Cruzeiro, Teófilo Otoni, Januária e Francisco Sá. Em 2015/2016, a formação foi ofertada a 1.179 educadores do campo de Minas Gerais.