Curso tem como objetivo a formação de professores para atuar na docência da Educação Infantil
A partir deste ano, as escolas da rede estadual de ensino que ofertam o Curso Normal em Nível Médio estão trabalhando com uma nova estrutura curricular. As mudanças aconteceram para que a formação docente ofertada pelo Estado esteja cada vez mais em conformidade com as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, que foram implantadas em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso tem como objetivos a formação professor para atuar na docência da Educação Infantil e as principais mudanças estão relacionadas à inclusão de novas disciplinas, como explica a Analista Educacional e coordenadora do Curso Normal, Rosely Lúcia de Lima. “Modificamos o quadro curricular e incluímos disciplinas que falam sobre noções básicas de alimentação e nutrição infantil; jogos brinquedos e brincadeiras; e literatura infantil. Também incluímos a fundamentação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e em arte educação na primeira infância. A proposta é oferecer uma formação de modo a atender com mais qualidade as especificidades da primeira infância”.
As mudanças foram discutidas ao longo de 2016 por um grupo de trabalho que analisou a proposta curricular vigente e sugeriu alterações. O grupo contou com a participação de analistas da Secretaria e das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), inspetores escolares, professores do Curso Normal, diretores e especialistas em formação Docente e Educação Infantil. Além de educadores que atuam nas redes particulares de ensino.
A partir dos estudos e das discussões realizadas, foi criado um documento orientador que traz a nova estrutura curricular.
Confira aqui o documento.
Em números
Em Minas Gerais, o Curso Normal em Nível Médio é oferecido em 561 escolas estaduais. São mais de 20 mil alunos que participam dessa política educacional. Para participar do curso, é necessário que o interessado atue em creches e pré-escolas sem habilitação; seja aluno egresso do Ensino Médio ou que ainda esteja cursando este nível de ensino, ou seja, profissional com formação em nível superior e sem habilitação para docência na Educação Infantil.
O curso tem duração de três semestres letivos.