Mostra será realizada entre os dias 21 e 23 de março, na Escola Politécnica da USP
Projetos desenvolvidos por estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais foram selecionados para ser apresentados na 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). A Feira será realizada entre os dias 21 e 23 de março na Escola Politécnica, da Universidade de São Paulo (USP).
Com o projeto “Ecoapp: Plataforma Sustentável” foram selecionados os alunos Fernando Gontijo Resende Souza, Patrícia Fernanda Teixeira Reis e Karla Leandro Guimarães, sob a orientação do professor Elrison Ferreira dos Santos. Eles são da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, em Divinópolis. Já pela Escola Estadual Francisco Lopes da Silva, em Montes Claros, os alunos João Pedro Ferreira Aquino e Vitória Christie Ferreira Dias, orientados pela professora Lucrécia Pereira Coutinho, foram selecionados pelo projeto “Gravi-Hibis, Refrigerante Saúdavel”.
Marcelo Sousa de Carvalho, orientado pela professora Marciana Almendro David, também teve seu projeto selecionado para a feira. Representando a Escola Estadual Professora Maria Muzzi Guastaferro, em Belo Horizonte, eles inscreveram o projeto “Monitoramento da Qualidade da Água do Córrego do Capão: O Uso da Trapoeba Roxa e outros Bioindicadores”. Orientados pela professora Lorenna Santos Bastistiole, os alunos Geovane Campos Alves, Lohana Stephany Tomaz Silva e Sarah Vitória Almeida Sousa, da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro, em Mateus Leme, foram selecionados para apresentar o projeto “A Batata Milagrosa: Estudo das Propriedades Medicinais e Características Botânicas”. Da mesma escola, também foi selecionada a aluna Vanessa Aparecida Vasconcelos de Freitas, com o projeto “Estudo das Propriedades Medicinais da Planta Barbatimão (STRYPHNODENDRON ADSTRINGENS)”. A estudante é orientada pela professora Fernanda Aires Guedes Ferreira.
Confira todos os projetos selecionados para a Feira
FEBRACE
Promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Febrace é a maior feira brasileira de Ciências e Engenharia. Durante a feira, os projetos são avaliados por uma comissão julgadora. Os autores dos melhores trabalhos ganham medalhas, bolsas de iniciação científica do CNPq, certificados e estágios, entre outros prêmios.Também são selecionados estudantes para representar o Brasil na Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF).
Nesta edição, serão 346 projetos desenvolvidos por 763 estudantes do Ensino Médio com a orientação ou co-orientação de 484 professores. Os finalistas foram selecionados entre mais de 2.1 mil projetos, submetidos diretamente pelos estudantes ou por meio das 126 feiras de ciência afiliadas à FEBRACE. Abrangem diversas áreas do conhecimento e representam estudantes de todos os estados brasileiros. A maioria dos estudantes selecionados como finalistas é de escolas públicas (194), seguida de instituições privadas (67) e fundações (22).