Iniciativa é voltada aos diretores e especialistas das escolas estaduais. 2º módulo termina no dia 24 de março.

Com o objetivo de melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) está capacitando diretores e especialistas a desenvolverem, juntamente com a comunidade escolar, estratégias de gestão participativa. “É importante que todos os educadores participem, de forma efetiva, pois a formação irá auxiliá-los a elaborarem planos de ação de acordo com os desafios identificados pela escola no momento em que realizaram a avaliação interna e, também, com os objetivos estabelecidos em seu Projeto Político Pedagógico”, explica Geniana Guimarães Faria, superintendente de Avaliação Educacional da SEE.

Iniciativa da Superintendência de Avaliação Educacional (SAE), por meio da Diretoria de Avaliação de Aprendizagem, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), o curso online ‘Itinerários Avaliativos de Minas Gerais’ iniciou em dezembro de 2016 e está dividido em quatro etapas – preparação, avaliação interna, planos de ação e avaliação e monitoramento - que totalizam 16 Itinerários. “Todos os participantes devem ficar atentos ao calendário do curso, pois no próximo dia 24 de março, chega ao fim a segunda etapa da formação, que é a avaliação interna”, ressalta Geniana.

A etapa de avaliação interna, que começou no dia 1° de fevereiro, possui 9 itinerários e está dividida nos eixos: direito à aprendizagem, gestão democrática e participativa, fortalecimento do trabalho coletivo e relação da escola e a comunidade. “O objetivo é que, na medida em que se capacitam, os educadores também possam refletir sobre a realidade escolar e elaborar as atividades propostas nos Itinerários Avaliativos, tornando-as práticas do dia a dia escolar”, afirma a superintendente.

Entre os dias 27 de março e 7 de abril, os participantes consolidarão a avaliação interna realizada nas atividades do 2º módulo. A terceira etapa do curso ‘Plano de Ação’ ocorrerá entre os dias 10 e 24 de abril e a última etapa 'Avaliação e monitoramento', está agendada para 25 de abril a 10 de maio.

Geniana lembra que todos os dados, análises, discussões e informações das atividades são armazenadas pelo sistema de monitoramento do curso. “É um sistema aliado da formação, pois muitos dados das escolas são extraídos desse sistema. Então, eles podem levar essas informações para as reuniões com os especialistas, professores”, destaca. O curso também é uma oportunidade de ampliar a articulação entre a avaliação externa e avaliação interna.

Para a realização do curso, a escola poderá utilizar os momentos de reunião já agendados e o período compreendido entre o término do ano letivo e o ano escolar. A Secretaria orienta que todos os diretores e especialistas participem do curso. Para isso, é necessário que o educador acesse o site www.itinerariosmg.caedufjf.net e utilize o login e senha que foi enviado previamente para as escolas.

Enviar para impressão