Iniciativa é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep)
O prazo para a sociedade brasileira opinar sobre mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado até o dia 17 fevereiro, às 23h59. A consulta pública aberta em 18 de janeiro recebeu 414 mil sugestões até a manhã desta quinta-feira (09/02). A prorrogação do prazo deve-se à grande participação popular na consulta. A iniciativa é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep).
A primeira das questões contidas na pesquisa apura se a aplicação do Enem deve manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões, além da redação. Seriam 5 horas e meia de duração.
A segunda questão complementa a anterior. Caso o exame continue a ser aplicado em dois dias, os cidadãos devem opinar sobre os mais adequados — domingo e segunda-feira, que se tornaria feriado escolar, dois domingos consecutivos ou, como hoje, no sábado e no domingo.
A terceira questão busca a opinião sobre a aplicação do Enem por computador. Por fim, o participante tem a oportunidade de apresentar sugestões para o aprimoramento do exame em um texto com no máximo 300 caracteres.
As perguntas devem ser respondidas pela internet, na página da Consulta Pública.
(Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (Inep)