Consulta pode ser feita no site http://basenacionalcomum.mec.gov.br
Estão disponíveis para consulta os resultados sintetizados em todos os seminários estaduais realizados em 2016 para debater a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados estão disponíveis no site http://basenacionalcomum.mec.gov.br.
Os seminários foram promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nas 27 unidades da federação, nos quais foram levantadas novas contribuições à Base.
Em Minas Gerais, aproximadamente 400 pessoas participaram do seminário estadual, ocorrido no mês de agosto. As contribuições propostas nesse encontro resultaram em relatório encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) contendo as sugestões dadas à segunda versão do documento.
Base Nacional Comum
A BNCC, um conjunto de orientações que deverá nortear os currículos das escolas das redes públicas e privada de ensino de todo o Brasil, trará os conhecimentos essenciais, as competências e as aprendizagens pretendidas para as crianças e jovens em cada etapa da educação básica. O objetivo é promover a equidade e a qualidade do ensino no país por meio de um a referência comum obrigatória para toda a educação básica, respeitando a autonomia assegurada pela Constituição aos estados, municípios e escolas.
As redes de ensino terão autonomia para elaborar ou adequar os seus currículos de acordo com o estabelecido na Base, contextualizando-os e adaptando aos seus projetos pedagógicos.