Iniciativa é uma prévia da experiência dos jogos indígenas, que acontecerão em 2017, no território
As escolas da Reserva Indígena Xakriabá, no município de São João das Missões, realizaram, na última semana, a competição interclasse dos Jogos Escolares Indígenas. A iniciativa contou com a participação das escolas Xukurank, Uikitu Kuhinã, Mambuka e Riacho do Brejo (Manikã). Os jogos, realizados em dois dias, se configuraram como uma competição interna, na qual cada escola realizou as atividades em sua sede.
O objetivo da iniciativa foi propor aos estudantes uma prévia da experiência dos jogos indígenas, que acontecerão em 2017. Foram executadas diversas modalidades, como Derruba o Toco, Corrida do Maracá, Bodoque, Luta na Lama, Corrida da Tora, Corrida do Ovo, Corrida do Saco, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, entre outras.
“Esses dias esportivos movimentaram as escolas indígenas, que, além de grande adesão dos alunos-atletas nas competições propostas, recebeu considerável público, entre eles professores, servidores, pais de alunos e lideranças indígenas”, destaca o analista educacional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária, Dener Guedes Mendonça.
Jogos Escolares indígena Xakriabá
Marcado para acontecer em 2017, a primeira edição dos Jogos Escolares Indígenas Xakriabá contará com a participação das 39 unidades de escolas estaduais indígenas localizadas no território. Os Jogos marcam a culminância do “Programa Transforma”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Equipe Pedagógica/Inspeção e Equipe Gestora da SRE de Januária-MG
Programa Transforma
Em Minas Gerais, o “Programa Transforma” é desenvolvido pela SEE, em parceria com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A iniciativa visa oferecer informação, orientação e inspiração para que as escolas criem e desenvolvam práticas pedagógicas que integrem as Olimpíadas e seus valores na rotina escolar. Em todo o Estado, 2.162 escolas estaduais participam da iniciativa.
Escolas indígenas mineiras
Minas Gerais conta com, aproximadamente, 4.200 alunos indígenas das etnias Kaxixó, Krenak, Maxakali, Pataxó, Pankararu, Xakriabá, Xucuru-Kariri e Mokurin. O Estado tem 17 escolas indígenas e duas turmas vinculadas a escolas não indígenas. O atendimento escolar indígena é feito em 64 endereços. As escolas estão localizadas em 11 municípios