A II Conferência Nacional de Educação Escola Indígena, prevista para 2017, discutirá colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas

A equipe da Coordenação de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação (SEE) está realizando encontros preparatórios com educadores indígenas de Minas Gerais para o Encontro Regional de Educação Escolar Indígena, que reunirá representantes dos povos de Minas e Espírito Santo, no primeiro semestre de 2017.

As etapas locais das comunidades educativas são uma prévia para a fase final  II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena (CONEEI), a se realizar no segundo semestre de 2017. A CONEEI do ano que vem terá como tema “O Sistema Nacional de Educação Escola Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas”.

II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena  será realizada em 2017. Foto: Divulgação CONEEI

Durante a conferência serão avaliados os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena (EEI) a partir da I CONEEI e elaboração de propostas para a consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena. É objetivo do encontro, reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica e diferenciada e bilíngue/multilíngue. Ampliar o diálogo para a construção de regime de colaboração específico à Educação Escolar Indígena, fortalecendo o protagonismo indígena.

A II Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena será realizada em três etapas: a local, com as Comunidades Educativas; regional, com Minas se encontrando com comunidades do Espírito Santo; e a etapa nacional, que acontece em Brasília.

As secretarias de Educação de Minas Gerais e do Espírito Santo constituíram uma Comissão Organizadora Regional que tem auxiliado na orientação sobre encaminhamentos, junto aos mobilizadores de cada povo indígena, para as reuniões das Comunidades Educativas.

Enviar para impressão