Exposição resgata memórias da luta pela terra no Brasil
Até o dia 25 de novembro o Instituto de Educação de Belo Horizonte recebe a exposição itinerante Sentimentos da Terra. Sobre quatro rodas, o Caminhão Museu traz, com tecnologia avançada e interativa, a história da reforma agrária no Brasil, representada por seus principais personagens, como Chico Mendes, Leonel Brizola, entre outros. A ação faz parte do calendário de atividades da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para o mês de novembro, o Mês da Consciência Negra.
“Sentimentos da Terra” é uma exposição que percorre todo o país em um Caminhão Museu, contando a história das lutas pela terra no Brasil. O Museu faz circular ideias e permite apresentar debates, personagens e acontecimentos muitas vezes já esquecidos.
O Museu é um caminhão moderno, equipado com tecnologia de ponta de informação, circulação de conhecimento e entretenimento. Ele cruza as estradas brasileiras e quando chega a uma cidade, desdobra-se, durante alguns dias, em um centro de difusão de conhecimento e de lazer. Seus ambientes combinam o rigor intelectual do conteúdo apresentado com o potencial de experiência sensorial do visitante, através da construção de ambientes lúdicos, da apresentação interativa dos temas e da montagem de ambientes de imersão. São utilizados recursos cênicos, cinematográficos e videográficos para criação de linhas narrativas que convidam o visitante a descobrir e a participar da história que se pretende contar por meio de tecnologia de ponta.
O Caminhão Museu é voltado para toda a gama de público e combina descoberta, aprendizado e troca de conhecimento. Seu conteúdo resulta de pesquisa realizada por uma equipe conjunta de professores e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais, com a coordenação acadêmica da professora Heloisa Starling e do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória. O projeto visual, a museografia e a realização dos vídeos de animação foram coordenadas por Gringo Cardia.
Revivendo a história
A exposição é gratuita e totalmente interativa, oferecendo conteúdos de maneira inovadora. Exemplo disso é a Tenda de Caracterização, onde é possível vestir figurinos de personagens históricos da questão agrária no Brasil, registrando em fotos junto aos painéis temáticos montados no caminhão. Quem passar por lá pode se transformar em um barão do café, um padre jesuíta, um cangaceiro, ou personagens míticos como Chica da Silva e Antônio Conselheiro.
Narrativas do rural
No Espaço da Imaginação podem ser consultados desde publicações e estudos sobre desenvolvimento rural a livros de arte relacionados ao tema, além de acesso a computadores e internet. A exposição Gira-Gira, na parte lateral do veículo, narra, em grandes painéis, a trajetória de personalidades envolvidas com a questão agrária brasileira, como Chico Mendes, Leonel Brizola e Elisabeth Teixeira.
A tecnologia de ponta também está presente no Caminhão Museu com duas salas de cinema, onde são exibidos 11 documentários feitos com recursos de animação em computação gráfica, que utilizam pinturas, fotografias, gravuras, ilustrações e documentos históricos em sua composição. Os vídeos são narrados por importantes nomes da cultura brasileira, como Chico Buarque, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Regina Casé, entre outros.
Na estrada
O caminhão-museu Sentimentos da Terra está em circulação desde março de 2013. Já visitou 16 cidades em vários estados brasileiros, como Belo Horizonte, Jequitibá, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Diamantina, Chapada Gaúcha e Caxambu, em Minas Gerais; Limeira, Araçoiaba da Serra e São Paulo, em São Paulo; Rio de Janeiro, capital; Goiânia, em Goiás; Brasília, no Distrito Federal; Salvador, Bahia; Mossoró, Rio Grande no Norte; e Marabá, no Pará. A exposição já recebeu mais de 40.000 visitantes.
Entrada gratuita.
O cronograma das viagens e outras informações podem ser acompanhados pela página “Sentimentos da Terra”, no Facebook.
Serviço:
Exposição Sentimentos da Terra
Visitação: gratuita
Data: 21 a 25 de novembro 2016 (segunda a sexta-feira)
Local: Instituto de Educação. Rua Pernambuco, 47 - Funcionários, Belo Horizonte
Horário: 08:00h às 12:00h e de 13:00h às 17:00h.
Agendamento de grupos: sentimentosdaterra@gmail.com
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Projeto República/UFMG)