Projeto envolve os alunos formandos do ensino médio da Escola Estadual Professor Pinheiro Chagas

Estudantes da Escola Estadual Professor Pinheiro Campos, em Oliveira, promovem, durante o segundo semestre, uma gincana solidária com as turmas de 3º ano do Ensino Médio e envolvimento de toda a comunidade escolar. O principal objetivo, segundo o vice-diretor Júlio César Guglielmeli Barros e a especialista Marta Regina de Oliveira Santos , idealizadores do projeto, é “despertar a consciência de participação e solidariedade entre os alunos”. Com a gincana, os alunos levantaram recursos para ajudar insituições de caridade da cidade.

Ginacana solidária envolveu alunos do 3º ano do Ensino Médio. Foto: Arquivo da Escola

O diferencial da competição é que não terá vencedores. Os maiores desafios estão na “doação de pontos”. Segundo o vice-diretor, quando uma equipe supera outra em pontos, é desafiada a ceder seus pontos para outra. “O objetivo não é ter um vencedor, mas que todos possam contribuir de alguma forma com nossa comunidade e, ao mesmo tempo, incentivar o trabalho de forma solidária”, disse Júlio César.

Desde o mês de agosto as duas equipes, Tsunami e Guerreiro’s, reunindo quatro turmas, cada uma, estão se mobilizando. A primeira etapa consistiu em tarefas surpresas, concurso de gincanetes, maquiagem, grito de guerra e vídeos. Na segunda, houve provas de desenho, Masterchef, torta na cara e desfile Beleza Negra.

Alimentos serão doados. Foto: Arquivo da Escola

Nas 4ª, 5ª e 6ª etapas, houve simulado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os alunos; prova escrita sobre a temática “Preservação da Liberdade com respeito à diversidade”; arrecadação de alimentos ; disputa de corais entre as equipes; jogos de futsal, vôlei misto e basquete. A última etapa consiste em visitas entre os dias 8 e 28 de novembro às instituições de caridade da cidade.

Durante entrega de alimentos à instituição Beija-Flor, que cuida de dependentes químicos, a equipe Guerreiro’s, que tinha a maior pontuação, doou a diferença para que a equipe Tsunami igualasse na disputa. Foram arrecadados arroz, feijão, de açúcar, pó de café, macarrão, óleo, materiais de higiene pessoal e limpeza. Os alunos do noturno continuam a campanha de arrecadação.

Objetivo da iniciativa é despertar a consciência de participação e solidariedade entre os alunos. Foto: Arquivo da Escola

“A Gincana dos Formandos 2016, foi algo que superou as minhas expectativas num ambiente escolar, nos unindo assim como família, promovendo a união entre os alunos e professores. As tarefas foram das mais diversas, houve provas sociais, culturais e disciplinares, e ainda tivemos espaço e incentivo para usarmos nossa criatividade. Foi uma experiência diferente e única, levo comigo como um presente de encerramento do ensino médio, algo que marcou e com carinho guardarei para sempre”, disse Isabella Santos Coelho, da Equipe Tsunami.

"A Gincana ajudou muito no contexto social: aprendemos bastante sobre amizade, companheirismo, união. A gincana aproximou muito as salas e cultivamos valores éticos. Lutamos e fomos às ruas, pedindo doações de alimentos, fizemos simulados do Enem, provas do PROEB, atividades físicas e provas lógicas. Tarefas diversas através das quais nos aproximamos da família, comunidade e escola. Difícil tirar disso tudo uma única lição, gerando as palavras chaves: aprendizado, amor e união. No fim, vai haver um vencedor, mas no quesito valor, cada um é campeão. Equipes Guerreiro's e Tsunami mostrando o verdadeiro valor da união”, atestou Henrique Ferreira Ribeiro, da Equipe Guerreiro's.

Enviar para impressão