Adesão da Secretaria de Estado de Educação à iniciativa já foi feita, o que possibilita a participação das escolas
A Secretaria de Estado de Educação (SEE) aderiu ao Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação (MEC). Esta adesão representa o primeiro passo para que as escolas possam participar desse Programa. As escolas estaduais interessadas em participar do Programa em 2017 têm até o dia 18 de novembro para realizarem sua adesão.
A inserção das escolas no Programa será feita por meio do Sistema PDDE Interativo. Após esta etapa, as escolas deverão elaborar seu Plano de Atendimento. A orientação da Secretaria é que as escolas construam os Planos em parceria com suas comunidades educativas e, principalmente, contemplando as necessidades e os desejos dos estudantes.

“Faz-se necessário, mais uma vez, lembrar a cada um que idealiza, planeja e executa a Política de Educação Integral, seja na escola, na SRE ou na Secretaria, que ele deve estar ciente da necessidade de uma escolha prudente e ao mesmo tempo articulada com a Política de Educação Integral do nosso estado. Ou seja, desde as escolhas dos macrocampos até a realização das atividades, a escola deve planejar ações exequíveis e que reflitam as necessidades e anseios dos estudantes”, destaca a coordenadora das Ações da Educação Integral da Secretaria de Estado de Educação, Rogéria Freire de Figueiredo.
A coordenadora também ressalta que as escolas devem ficar atentas ao prazo de adesão ao Programa, que vai até 18 de novembro. “Reiteramos o tempo exíguo para adesão das escolas, em virtude de feriados e paralisações. Assim, é importante que todos nos mobilizemos para cadastrar o maior número possível de escolas e estudantes, pensando sempre a Educação Integral como um direito”.
O Programa Novo Mais Educação visa a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de quinze horas semanais no turno escolar, ampliação que deverá acontecer por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades no campo das Artes, Cultura, Esporte e Lazer.
A Coordenação Geral das Ações de Educação Integral já encaminhou para as Superintendências Regionais de Ensino e escolas estaduais um Ofício Circular com orientações sobre a adesão ao Programa. Também foi enviado o Documento Orientador do Programa Novo Mais Educação, organizado pelo MEC.