As provas seguem os mesmos critérios do Exame Nacional do Ensino Médio e acontecem em dois dias na Cidade Administrativa

Doze estudantes do programa Jovem Aprendiz - programa do governo federal com objetivo de oferecer experiências a jovens estudantes no mercado de trabalho - que atuam na Secretaria de Estado de Educação (SEE) participam nesta segunda (31/10) e terça-feira (1/11) de simulados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na sala 6 do Edifício Gerais, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. As provas oficiais promovidas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro.
As provas do simulado seguem os mesmos critérios de aplicação do Enem, sendo que no primeiro dia foram aplicadas as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com duração de 4 horas e 30 minutos. No segundo dia serão realizadas as provas de Linguagens, Redação e Matemática, com duração de 5 horas 30 minutos.

O simulado é uma iniciativa da Superintendência de Avaliação Educacional da SEE, proporcionando que os estudantes do Ensino Médio vivenciem a realidade dos dois dias de provas. “O objetivo é prepara-los criando um ambiente com as mesmas características e critérios para que os mesmos simulem a realização das provas nas condições do ENEM, desenvolvendo o foco e o esforço físico que a prova demanda”, explica Roseney Gonçalves de Melo, diretora de Avaliação e Aprendizagem.

Estudantes do Jovem Aprendiz da SEE participam de simulado do ENEM. Foto: Elian Oliveira/ACS-SEE

Segundo a superintendente de Avaliação Educacional, Geniana Guimarães Faria “é uma oportunidade para os adolescentes da Assprom da SEE, sentirem o clima do exame”. As provas são aplicadas por Cissa Valéria, da Superintendência de Avaliação Educacional, e Natalino de Oliveira, Técnico de Acompanhamento Educacional da Assprom.
Dados levantados pelo Centro de Serviços Compartilhados (CSC), apontam que 66 jovens adolescentes que prestam serviços na Cidade Adminsitrativa, pela Assprom, deverão prestar o ENEM neste ano. Doze já terminaram o Ensino Médio.

A estudante Thamy Rezende Martins participa do simulado como experiência. Foto: Elian oliveira/ACS-SEE

Thamy Rezende Martins, 16 anos, aluna do 2º ano da Escola Estadual Henrique Diniz, faz o simulado pela primeira vez: “Na verdade não me preparei para o simulado, mas acho que é uma boa experiência. Quando fizer as provas no ano que vem já tenho uma ideia de como é”.

Enviar para impressão