Jovens que querem voltar a estudar podem se inscrever até o dia 04/11
A Campanha VEM, iniciativa da Secretaria de Estado de Educação que pretende sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos, prorrogou o prazo de inscrição até o dia 04/11. O jovem que deixou de estudar tem uma oportunidade de retornar aos estudos em 2017, bastando, para isso, que procure uma escola estadual próxima à sua residência ou seu local de trabalho.
Para mobilizarem os jovens e as comunidades, diversas escolas estão aproveitando a extensão do prazo de inscrições da campanha para organizar passeatas e apitaços, com o objetivo de chamar a atenção para a campanha. Em Belo Horizonte, por exemplo, já há ações planejadas pelas escolas estaduais Flávio dos Santos, Laura das Chagas Ferreira, Professor José Mesquita de Carvalho, Pedro II, Zoroastro Vianna e Profa. Inês Geralda de Oliveira. Entre as ações previstas estão distribuição de panfletos e atividades musicais e esportivas.
A Campanha VEM faz parte de um esforço da SEE em escutar a juventude e discutir com toda a comunidade escolar estratégias para criar uma escola mais afinada com a juventude. Logo após a Virada 2015, a Secretaria realizou a Campanha VEM, que teve como saldo mais de 114 mil estudantes matriculados no Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos. Paralelamente a estas iniciativas, a Secretaria iniciou o planejamento de ações que atingissem os jovens que já estavam na escola e os que iriam retornar em 2016. Foi ainda criada a Rede Estadual de Educação Profissional, com oferta de cursos profissionalizantes em 102 escolas estaduais. Atualmente são mais de 16 mil estudantes matriculados em cursos de Auxiliar de Administração, Técnico em Informática, Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Massoterapia, dentre outros.
O jovem que quiser retornar aos estudos pode procurar a escola estadual mais próxima, que ofereça a modalidade de ensino no qual ele deseja se matricular (Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos). É necessário levar documento de identidade com foto. Não haverá restrição em relação ao endereço residencial do requerente, ou seja, deverão ser aceitas as inscrições inclusive daqueles jovens que não residirem nas proximidades da escola.